Cidade

Prefeitura adere a movimento pela solidariedade e lança o Teresina Transforma

A plataforma digital que será lançada é baseada na iniciativa criada no Recife (PE)

Redação

Sexta - 06/12/2019 às 18:52



Foto: Divulgação Teresina Transforma
Teresina Transforma

A cidade de Teresina aderiu ao movimento nacional pela solidariedade que está revolucionando o engajamento voluntário, o Transforma Brasil. Com isso a prefeitura da capital vai lançar o projeto Transforma Teresina, uma plataforma online que vai fazer uma ponte entre quem pode ajudar, e quem precisa de ajuda. O lançamento oficial do TT acontece no dia 11 de dezembro, no Parque da Cidadania, às 19h.

"O site do Teresina Transforma vai ter opções de cadastro tanto para quem quer ser voluntário, quanto para instituições e iniciativas que trabalham pelas mais diversas causas. Caso você queira doar seu tempo e trabalho, você vai poder escolher até o dia e horário para dar sua contribuição voluntária. É uma inciativa revolucionária", afirmou o secretário Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), órgão responsável pela manutenção do site.

A plataforma digital que será lançada é baseada na iniciativa criada no Recife (PE), em 2015, que levou a capital pernambucana a ter o dobro da média de voluntários do país em apenas três anos. "

"Segundo o PNAD contínua do IBGE, de 2018, a cada 12 mil pessoas em Teresina, 168 são voluntárias, ou seja, 1,4% da sua população. Nosso objetivo é desenvolver e consolidar essa rede através da plataforma digital Teresina Transforma, tornando-a ainda mais solidária. Por já ser considerada uma cidade acolhedora, consideramos que todo teresinense tem a luz do engajamento cívico dentro de si e que ele só precisa de informações objetivas, consolidadas e humanizadas para que essa luz se transforme em ação", afirmou Débora Ferraz, assessora especializada de políticas integradas da Semcaspi e coordenadora do projeto em Teresina.

A implantação da ferramenta na capital piauiense vem se dando por meio de um processo de mobilização das Organizações não Governamentais (ONGs), instituições, escolas, igrejas e cidadãos que possuam um projeto com engajamento social operantes na cidade. Entre as causas ofertadas pelo transforma, estão as contempladas por categorias como: "Ações Emergenciais"; "Combate à Pobreza"; "Igualdade de Gênero"; "Proteção Animal"; "Refugiados"; e "Saúde". A plataforma local já se encontra em fase de testes, sob o endereço eletrônico teresinatransforma.pmt.pi.gov.brO acesso total ao portal somente será disponibilizado no dia 11 de dezembro, data do lançamento do projeto na capital. O perfil do TT no Instagran já está disponível: @teresina.trasnforma.

As entidades e pessoas interessadas em participar do movimento também podem entrar em contato por meio do e-mail teresinatransforma@gmail.comMais informações sobre as ações da iniciativa Transforma Brasil já realizadas em outras regiões podem ser obtidas por meio do site, transformabrasil.com.brno qual se esclarece a articulação como uma "rede de solidariedade", com objetivo de "transformar o Brasil através dos brasileiros". 

Fonte: Ascom PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: