Prefeito inaugura a Av. Padre Humberto Pietrogrande

Solenidade oficial de inauguração contará com um passeio ciclístico e um show artístico


Avenida Padre Humberto Pietrogrande

Avenida Padre Humberto Pietrogrande Foto: Ascom/Sdu Sudeste

A Prefeitura de Teresina entrega hoje, às 17h, a avenida Padre Humberto Pietrogrande à população. A solenidade de inauguração contará com um passeio ciclístico e um show artístico. A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste removeu na madrugada de hoje as pichações nos painéis grafitados com xilogravuras no vão aberto sob a ponte ferroviária na avenida.

O trabalho da arte com grafite foi feito pelo artista local, Marcos Paê. Os painéis retratam traços nordestinos com xilogravuras, valorizando a cultura regional. Foram grafitados 20 painéis e dois paredões (estrutura de contenção) dando uma nova estética para a avenida.

De acordo com o superintende da SDU Sudeste, Evandro Hidd, o grafite é uma forma de manifestação cultural e a ideia das xilogravuras resgata a cultura nordestina. “Após as pichações no grafite do portal de acesso à avenida Padre Humberto Pietrogrande a SDU Sudeste decidiu fazer os reparos necessários para que seja mantida a ideia inicial de incentivar a cultura nordestina”, explica Evandro Hidd.

Trânsito

Após sete dias da abertura da Avenida Padre Humberto Pietrogrande, mais conhecida como o prolongamento da Avenida Cajuína, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) já percebe uma melhoria considerável no fluxo de veículos no local.

De acordo com o diretor de Trânsito da Strans, José Falcão, a abertura da Avenida Padre Humberto Pietrogrande representa uma grande mudança no trânsito das zonas Sul, Leste e Sudeste da cidade. “Com a abertura da avenida fizemos a retirada da conversão à esquerda, os condutores que vierem da Ponte Wall Ferraz para acessar a Avenida Cajuína devem dobrar à direita e fazer o retorno para acessar a avenida”, explica.

Falcão reforça que, com a abertura da avenida, foi feita uma modificação no tempo dos semáforos, com isso foi proporcionada uma maior agilidade no trânsito no local. “Antes da abertura da avenida tínhamos um semáforo de dois tempos nesse entroncamento e o condutor tinha um tempo de espera de 70 segundos parado no semáforo vermelho.  Com a nova configuração o tempo foi reduzido para no máximo 34 segundos, então é uma redução significativa de espera, que precisa ser levada um consideração, com isso proporcionamos mais agilidade para o trânsito no local”, enfatiza.

O diretor reforça que além da redução no tempo de espera também houve uma mudança considerável no congestionamento, que se formava no sentido Bairro/Centro na Avenida dos Ipês, mas com a mudança esse problema foi praticamente resolvido. “Com a nova avenida a cidade ganhou mais um corredor ligando a zona Sul às zona Leste e Sudeste. Assim, teremos uma nova via de acesso para vários bairros”, complementa.

Falcão ressalta que os agentes de trânsito ainda permanecerão no local pelos próximos dias para orientar os condutores. “O nosso pessoal estará no cruzamento para orientar as pessoas a aprenderem a usar a nova avenida”, finaliza.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: