Cidade

Prefeito anuncia rebaixamento da avenida Miguel Rosa com Frei Serafim

O prefeito Dr. Pessoa assinou a autorização para iniciar o processo licitatório para execução da obr

Da Redação

Sexta - 31/03/2023 às 13:52



Foto: PMT Projeto de rebaixamento da avenida Miguel Rosa
Projeto de rebaixamento da avenida Miguel Rosa

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou, na manhã desta sexta-feira (31), a autorização de licitação do rebaixamento da avenida Miguel Rosa no cruzamento com a avenida Frei Serafim, Centro da capital. A obra será conduzida pela Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas – SAAD Centro, com apoio da Secretaria Municipal de planejamento e Coordenação (SEMPLAN). O projeto terá o investimento de R$ 24.789.323,60 (vinte e quatro milhões, setecentos e oitenta e nove mil, trezentos e vinte e três reais e sessenta centavos).

De acordo com a Prefeitura de Teresina, o rebaixamento da avenida Miguel Rosa é uma obra necessária para desafogar o trânsito da região e melhorar a mobilidade urbana, considerando que se trata de uma das principais vias da cidade. A obra será executada de modo a garantir a preservação do patrimônio histórico.

“Essa obra estava no meu plano de governo, era um projeto que vinha se arrastando há 30 anos e nunca havia sido executado, e com apoio de minha equipe, em especial o secretário João Henrique, estamos tirando do papel. O rebaixamento da avenida Miguel Rosa é um projeto grandioso e vai revolucionar a mobilidade urbana da cidade de Teresina. Por isso, nossa gestão, por meio da Semplan e da SAAD Centro, não medirá esforços para executar essa obra da maneira mais célere possível”, declarou o prefeito.

O superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho, explicou que o próximo passo será a licitação para contratação da construtora que vai executar a obra. O rebaixamento deve ser concluído em um período de 365 dias.

A prefeitura iniciou o trabalho de campo em 2022, com o serviço de sondagem em quatro pontos do cruzamento das avenidas Miguel Rosa e Frei Serafim. As equipes fizeram a perfuração do solo e realizaram os trabalhos de topografia, além do levantamento topográfico com uso de drones, que possibilitou o mapeamento de grandes áreas em curto espaço de tempo.

Em 2022, a Secretaria Municipal de Planejamento apresentou o projeto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Avenida Frei Serafim

Segundo Roncalli Filho, a obra vai garantir a preservação do canteiro central da avenida Frei Serafim. “Nossa intenção é preservar os prédios históricos e os canteiros da avenida Frei Serafim que, primeiramente. será usado como desvio de tráfego e, futuramente, será alargado, para dar mais acessibilidade e mais mobilidade urbana aquela área”, pontuou o superintendente da SAAD Centro.

Recursos

A obra de rebaixamento da avenida Miguel Rosa será custeada com recursos obtidos junto ao Banco do Brasil, no montante de R$ 500 milhões. O valor oriundo da operação de crédito será investido em ações de diversas áreas da administração, como obras de infraestrutura, saneamento básico, drenagem e mobilidade urbana.

Fonte: Com informações da PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: