Cidade

Mais de 40% da frota do transporte público de Teresina atende apenas gratuidades e be

Na capital piauiense são utilizados 169 ônibus diariamente

Redação

Quinta - 27/02/2020 às 20:52



Foto: Alinny Maria/Piauí Hoje Ônibus circular
Ônibus circular

As gratuidades são descontos ou isenções tarifárias concedidas a determinadas categorias de usuários de transporte público. De acordo com leis municipais e federal é garantido o direito de circular gratuitamente ou com desconto no transporte público das cidades. Atualmente, estudantes, idosos acima de 65 anos, pessoas com deficiência, agentes penitenciários, oficiais de Justiça, policiais civis e policiais militares fardados, além de crianças de até seis anos, possuem benefícios em Teresina.

Na capital piauiense são utilizados 169 ônibus diariamente, da frota de 392, para atender a demanda de gratuidades/benefícios, ou seja, 43% da frota diariamente em operação.

“É um número bastante elevado e por isso, várias iniciativas são necessárias para desonerar as tarifas públicas. Em Teresina, diferentemente da maioria das capitais brasileiras não desonerou a alíquota do ICMS incidente sobre o combustível, peças, acessórios e veículo, além da manutenção da cobrança de IPVA dos ônibus que integram a frota urbana, ações há muito tempo já adotadas no país. Essas ações do poder público contribuiriam bastante para buscar a modicidade tarifaria, isto é, valores mais compatíveis com o poder aquisitivo da população”, afirmou Ídina Cristina, coordenadora executiva do SETUT.

 Além de todas as gratuidades já mencionadas acima, na capital piauiense é concedido aos estudantes um desconto de 2/3 no valor da passagem. “Em Teresina, a quantidade de beneficiários do desconto concedido aos estudantes é um dos maiores do país” ressaltou Ídina Cristina.

A coordenadora executiva do SETUT alerta ainda que “quando ocorre o aumento de categorias beneficiadas e/ou de beneficiários, o custo total do transporte público será dividido por um número menor de passageiros, resultando desta forma no aumento da tarifa. Por isso, o uso consciente e sem fraudes dos benefícios representa o respeito dos beneficiários a quem está pagando sua parte.”

Fonte: Icone Comunicação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: