Cidade

HUT fecha 2018 com mais de 50 mil atendimentos e quase 13 mil cirurgias

Os acidentes de trânsito permanecem como primeiro motivo de entrada no Hospital

Quinta - 27/12/2018 às 17:12



Foto: SIMEPI Hospital de Urgência de Teresina (HUT)
Hospital de Urgência de Teresina (HUT)

Referência em alta complexidade para o atendimento de vítimas de traumas o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou, somente esse ano, 50.807 atendimentos e 12.795 cirurgias. Desde sua inauguração, maio de 2008, foram 727.373 atendimentos e 122.856 cirurgias. Os acidentes de trânsito permanecem como primeiro motivo de entrada no Hospital, representando 20% do total de atendimentos.

Dentre os acidentes de trânsito que deram entrada no HUT em 2018 estão: 8.108 vítimas de acidentes com motocicleta, 480 vítimas de acidentes de carro, 917 de atropelamentos e 129 com outros veículos. O total de acidentes de trânsito em 2018 foi de 9.634. O atendimento de vítimas de acidentes com motocicleta corresponde a 84% do total de acidentes de trânsito.

Por conta dessa grande demanda de vítimas de trauma, o HUT foi habilitado junto ao Ministério da Saúde para o atendimento de alta complexidade em neurocirurgia, ortopedia e nutrição. Essas especialidades compõem as equipes que ficam de plantão 24 horas por dia para realizar o atendimento de vítimas politraumatizadas.

De acordo com o cirurgião e diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, os pacientes vítimas de trauma são quase sempre muito graves e necessitam de um atendimento multiprofissional. “Quando uma pessoa vítima de qualquer tipo de trauma dá entrada no HUT, ela passa pela avaliação de diversos especialistas como neurocirurgião, cirurgião geral e ortopedista. Dependendo ainda de cada caso, outros especialistas são acionados para darem seus pareceres. A partir daí, o diagnóstico é fechado e o paciente é encaminhado para cirurgia ou, se for o caso, somente tratamento medicamentoso e observação”, explicou Dr. Gilberto.

Depois dos acidentes de trânsito, os motivos de procura por atendimento no HUT que mais se destacaram em 2018 foram, em segundo lugar, o mal súbito com 18,6% do total de atendimentos e dor no olho com 7,7%. O mal súbito, segundo o Dr. Gilberto, é um mal estar repentino que acontece sem um motivo aparente. “Nesses casos, a pessoa deve ser encaminhada imediatamente para um serviço de saúde mais próximo. Como não se sabe o que provocou o mal estar, a probabilidade de ser algo sério é muito alta”, destacou o diretor.

As especialidades atendidas pelo HUT são: Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Pediatria, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Cirurgia Neurológica, Clínica Geral, Endoscopia Digestiva, Endoscopia Peroral, Colonoscopia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Patologia, Ultrassonografia, Urologia, Radiologia, Infectologia, Nutrologia, Anestesiologia Pediátrico, Anestesiologia Adulto, Intensivista Adulto, Intensivista Pediátrico, Ecocardiografista Adulto e Ecocardiografista Pediátrico.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: