Cidade

Elevado da Avenida Miguel Rosa vai continuar fechado

O diretor-geral do DER-PI, Castro Neto, não informou quando o viaduto será liberado

Quarta - 15/05/2019 às 11:05



Foto: Cidadeverde.com/Letícia Santos Há rachaduras no concreto por toda parte
Há rachaduras no concreto por toda parte

Uma equipe do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí esteve hoje (15) cedo avaliando o comprometimento da estrutura do elevado da Avenida Miguel Rosa, fechado para o tráfego deste o início da noite de terça-feira e que vai permanecer interditado por tempo indeterminado, por conta de problemas apresentados no concreto da rampa de acesso do viaduto, que cedeu. Equipes da Strans e da PRF mantém a interdição do elevado, com viaturas bloqueando a passagem dos veículos. 

Há rachaduras, fissuras e desgaste do concreto com a exposição dos vergalhões, e deformação da estrutura de ferro que sustentam a laje do elevado, que se encaixa na rampa de acesso.   

O diretor-geral do DER-PI, Castro Neto, já esteve no local, acompanhado de engenheiros do órgão, avaliando a situação. A princípio, não há      

“Estivemos com os engenheiros do DER fazendo uma avaliação da estrutura. O que houve foi uma deformação do aterro, que causou uma diferença de nível entre a rampa de acesso e a estrutura da ponte, aumentando o impacto sobre essa área. Não tem riscos na estrutura da ponte, nossos técnicos já avaliaram. Vamos nos reunir com a construtora, com o engenheiro projetista para traçar um plano de reforma o mais rápido possível.", garantiu Castro Neto.

Sobre as causas do desnível, Castro Neto adiantou que “pode ter sido um aterro mal compactado” “Vamos refazer o aterro e reforçar essa estrutura, refazendo o concreto que cedeu”.

Sobre o prazo para a liberação do local, Castro Neto afirmou que a interdição vai continuar até que seja programado o tempo de interdição para a recuperação da estrutura que cedeu, mas que a obra “vai ser algo rápido, não deve demorar muito”.  

O coordenador de Engenharia do Corpo de Bombeiros, Major Veloso, é o responsável pela interdição do elevado.  “Foi uma interdição necessária para uma avaliação do uso ou restrição do local, pelo grande fluxo de veículos é preciso ter esse controle. É uma questão de gerenciamento de risco, a gente tem uma ameaça e a vulnerabilidade. Duas coisas associadas que precisam ser analisadas para a tomada de decisão posterior, inclusive pelo isolamento. Os profissionais de Engenharia do DER-PI é que vão identificar e decidir de uma maneira mais precisa sobre as intervenções”.

O congestionamento na Avenida Miguel Rosa, no sentido Sul/Centro foi menor do que o esperado. Muita gente evitou aquela via, temendo ficar preso no trânsito e não chegar a tempo na escola dos filhos e no trabalho.

Fonte: DER-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: