Cidade

Coronavírus: isolamento social cai de 66% para 56% em Teresina em apenas um dia

De acordo com o prefeito Firmino Filho, o isolamento na capital precisa chegar a 73%

Valciãn Calixto

Terça - 07/04/2020 às 14:49



Foto: Divulgação Firmino Filho, ex-prefeito de Teresina
Firmino Filho, ex-prefeito de Teresina

Mesmo com as recomendações da Prefeitura de Teresina e autoridades de saúde, a capital apresentou uma queda de 10% no índice de isolamento social na última segunda-feira, 06, comparado ao domingo, 05 de abril. O levantamento, feito através de um aplicativo que monitora o GPS de 217 mil celulares de habitantes na cidade, registrou índice de isolamento de 56% nesta segunda, enquanto no dia anterior foi registrada taxa de 66%.

No último sábado (04), a Prefeitura de Teresina lançou uma campanha radical para o isolamento social devido a pandemia de Covid-19. A campanha trazia uma imagem onde se via metade de um caixão e metade de um sofá e perguntava em qual destes o teresinense queria ficar.

Segundo o prefeito Firmino Filho, "agora precisamos nos esforçar ainda mais para chegar a 73%, taxa considerada segura para que não repetirmos o cenário da Itália, Espanha e agora, Estados Unidos. Tivemos uma queda considerável na nossa taxa de isolamento. Apenas 54% dos teresinenses permaneceram em casa. Número preocupante e que coloca em risco a vida de todos".


Atualmente, na capital, são 542 casos notificados, 162 suspeitos, 358 descartados, 22 confirmados e dois óbitos. “O isolamento social é a principal ferramenta de combate ao vírus que temos neste momento. As atividades essenciais vêm sendo preservadas e permanecem funcionando. Contamos com a colaboração de todos os teresinenses que podem para que permaneçam em casa”, enfatiza o prefeito de Teresina, Firmino Filho.

De acordo com dados de monitoramento do aplicativo, o dia em que os teresinenses mais obedeceram o isolamento social foi em um domingo, no dia 22 de março. Os percentuais são monitorados diariamente, pela Prefeitura, através de um sistema de georeferenciamento da startup recifense InLoco. O aplicativo avalia os índices através de uma identificação de quando as pessoas de uma determinada região se afastam mais de 450 metros de suas residências.

A Prefeitura está intensificando as fiscalizações para garantir o cumprimento dos decretos. A população pode denunciar os estabelecimentos que estejam burlando as recomendações através dos números 153, (86) 3215-9317 e pelo whatsapp (86) 99438-0254.

Fonte: Com informações da PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: