HOMENAGEM

Coordenador do Projeto de PDI da UFPI é o 2º colocado em ranking nacional

Pesquisas científicas desenvolvidas por Joel Rodrigues receberam mais de 15 mil citações


Joel Rodrigues

Joel Rodrigues Foto: Divulgação

O coordenador o Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), que inclui o Hospital de Campanha Estadual, Joel Rodrigues, conquistou o 2º lugar nacional no Ranking Universitário de Ciência da Computação e Elétrica/Eletrônica do site Guide2Research, sendo também o único pesquisador do Nordeste presente no ranking.

O site Guide2Research, um dos principais portais de pesquisa na área da Ciência da Computação e Elétrica/Eletrônica, elabora o ranking baseado nos valores do “índice H”, que quantifica a produtividade e o impacto de cientistas a partir dos seus artigos mais citados no Google Scholar (ferramenta de pesquisa de trabalhos acadêmicos no Google) e no DBLP (Digital Bibliography & Library Project), repositório bibliográfico de ciência da computação, hospedado na Alemanha.

Para ser considerado como um cientista líder, o pesquisador deve possuir índice H acima de 40, Joel Rodrigues obteve índice H 59 e mais de 15 mil citações. “Sinto-me honrado com este reconhecimento internacional, fruto de um trabalho de muitos anos dedicado à ciência e tecnologia, e grato por tantas pessoas (estudantes e colegas pesquisadores) que me deram o privilégio de trabalhar comigo”, detalha o professor.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) conquistou o 5º lugar nacional no ranking que avalia o desempenho das instituições de pesquisa do mesmo portal. “O fato de a UFPI aparecer no quinto lugar entre universidades brasileiras, sendo também a única da Região Nordeste (Norte e Centro-Oeste), me deixa satisfeito por colocarmos nossa UFPI nessa prestigiada publicação de reconhecimento de mérito científico internacional e poder contribuir para sua projeção nacional e internacional”, finalizou Joel Rodrigues.

Trajetória na pesquisa

Joel é docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), um dos pesquisadores de renome internacional, que integra a direção do Hospital de Campanha Estadual. Além disso, é pesquisador de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Fellow do IEEE.

Dentre os vários títulos e experiências internacionais, Joel foi selecionado para coordenar o Projeto de PDI que inclui a gestão do Hospital de Campanha Estadual por ter vasta experiência de gestão de diversos organismos nacionais e internacionais (alguns ligados à saúde), mais de 20 anos de pesquisa em tecnologias para a saúde, Mestrado em Gestão, e liderado a instalação e o departamento de tecnologias da informação e comunicação do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, Portugal. Foi também Presidente do Observatório Académico de Sistemas de Informação em Saúde (OASIS), no âmbito da Comissão para a Informatização Clínica do Ministério da Saúde (Portugal).

Fonte: Cinara Taumaturgo

Próxima notícia

Dê sua opinião: