EVENTO

Comunidade do Leonel Brizola prestigia entrega oficial da rede de água tratada

Na Vila Leonel Brizola, foram implantados 5,7 km de rede de água


Entrega oficial da rede regular de água tratada

Entrega oficial da rede regular de água tratada Foto: Ascom

A Águas de Teresina e Prefeitura de Teresina fizeram a entrega oficial da rede regular de água tratada para cerca de 680 famílias na Vila Leonel Brizola, zona Norte da capital. A inauguração ocorreu na manhã desta sexta-feira (6). O evento contou com a presença do prefeito Firmino Filho, secretários, vereadores e do diretor-presidente da Águas de Teresina, Cleyson Jacomini.

“É uma imensa satisfação estarmos fazendo a entrega da rede regular de água na Vila Leonel Brizola. Para muitos que olham de fora, pode parecer uma obra pequena, mas só as famílias beneficiadas é que sabem o verdadeiro valor no seu dia a dia. A Águas de Teresina tem buscado honrar o contrato que fez investindo em esgotamento sanitário e em novas redes de abastecimento de água. Vamos seguir nas demais comunidades levando a regularização do abastecimento”, falou o prefeito de Teresina, Firmino Filho.

Na Vila Leonel Brizola, foram implantados 5,7 km de rede de água. O investimento é superior a R$ 1 milhão. Obras para a implantação da rede regular de água, em áreas recém regularizadas pela Prefeitura, integram o planejamento para reduzir as perdas de água tratada.

Em pouco mais de dois anos de atuação, a concessionária já reduziu em 30% as perdas. O índice saiu de 64,1% para 44,9%. A Águas de Teresina segue o modelo operacional padronizado da Aegea, cuja missão é alcançar índices diferenciados de perdas no sistema de distribuição.

“Esse é um momento de grande alegria para nós que fazemos a Águas de Teresina porque sabemos quão importante é a entrega da rede regular de água tratada para essas famílias. Faz parte do nosso compromisso de tornar a capital do Piauí referência em saneamento básico atender os moradores com água tratada, proporcionando mais saúde e qualidade de vida”, destacou Cleyson Jacomini, diretor-presidente da Águas de Teresina.

Para a líder comunitária Sandra Carvalho, a entrega da rede de água é a realização de um sonho para toda a comunidade. “Nós só temos a agradecer hoje porque é muito bom abrir a torneira e poder ter água todos os dias, 24 horas por dia. É um sonho realizado”, comemorou.

Áreas regularizadas

Em Teresina, as implantações de rede de água tratada em áreas recém regularizadas já beneficiaram cerca de seis mil famílias, por meio de investimentos realizados no Parque Vitória, Dilma Rousseff, Parque Eliane e Leonel Brizola. As obras seguem agora nas comunidades Padre Humberto e Terra Prometida, que em breve receberão rede regular de água tratada.

Além dessas áreas, outras cinco localidades já estão com projeto em desenvolvimento. Ao todo, a ação vai beneficiar cerca de 35 mil moradores em Teresina, promovendo mais cidadania e qualidade de vida aos moradores daquelas regiões. Serão mais de 83 mil metros de rede, representando um investimento total de R$ 23 milhões.

Para que haja a regularização do abastecimento nessas áreas, a Águas de Teresina mantém um alinhamento permanente com a Prefeitura de Teresina através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh); Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), além da Defesa Civil e Câmara de Vereadores.

Finalista na premiação do Pacto Global, das Nações Unidas

A iniciativa adotada em Teresina é finalista do Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento (ODS 6) 2019, da Rede Brasil do Pacto Global. Com o projeto “De marginalizados a protagonistas: dignidade e inovação para as regiões de palafitas e ocupações irregulares em Estados do Norte e Nordeste”, a Aegea apresentou estratégias de acesso à dignidade, saúde e qualidade de vida através do saneamento, desenvolvidas nas capitais do Piauí e Amazonas, por meio de suas duas principais concessões: Águas de Teresina e Águas de Manaus.

O prêmio é uma iniciativa das Nações Unidas e busca qualificar o debate sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 – Água e Saneamento – e mostrar as oportunidades de negócio para o setor privado brasileiro. Os ganhadores serão conhecidos dia 11 de dezembro em evento a ser realizado em São Paulo.

Fonte: Patrícia Andrade

Próxima notícia

Dê sua opinião: