Cidade

Chuvas elevam nível dos rios Poti e Parnaíba; a previsão é de mais chuvas nos próximos dias

A Defesa Civil de Teresina está monitorando o nível dos rios afim de prevenir que famílias ribeirinhas da capital fiquem alagadas

Sexta - 29/03/2019 às 14:03



Foto: Samuel Brandão Delta do rio Parnaíba
Delta do rio Parnaíba

As chuvas intensas que atingiram o Piauí nos últimos dias foram responsáveis pelo aumento no volume de águas dos rios, açudes, e reservatórios em todo o Estado. Em Teresina, os rios Poti e Parnaíba apresentam grande volume de água, o que deixa a população preocupada.

A Defesa Civil de Teresina está monitorando o nível dos rios afim de prevenir que famílias ribeirinhas da capital fiquem alagadas. De acordo com a Defesa Civil de Teresina, apesar de o volume de água dos rios terem elevado, tudo está dentro da normalidade.

O órgão informou que está monitorando 56 áreas consideradas de risco. Quanto aos estragos causados pelas chuvas na capital, o bairro Parque Alvorada, na zona Norte, foi o mais castigado pelas chuvas.

O monitoramento é realizado a partir dos alertas feitos pela Defesa Civil Nacional e com base nas informações repassadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), além da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que emite relatórios sobre o volume do reservatório de Boa Esperança e a vazão na bacia do Rio Parnaíba.

Chuvas intensas - Março é conhecido como o mês mais chuvoso em grande parte do Piauí, em que é registrado grande volume de chuvas principalmente no Norte do Estado. Neste ano as precipitações estão acima da média esperada e somente em Teresina já foram registrados mais de 350 milímetros.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), a previsão é de mais chuvas durante este final de semana e na primeira semana de abril. Nesta sexta-feira, as chuvas em Teresina poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia.

Em Parnaíba, litoral do Piauí, as chuvas acima do esperado causaram estragos e deixou várias famílias desabrigadas no município, fazendo com que a Prefeitura Municipal a decretar estado de emergência.

Previsão de tempo para Teresina
Previsão de chuvas

(Previsão de chuvas para Teresina/ Print do site CPTEC)

Fonte: Defesa Civil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: