VACINA

Campanha de vacinação contra a raiva começa no dia 30 de outubro

A estratégia da vacinação é dividir a etapa urbana da campanha em dois dias por questões de logística


Vacinação de cães

Vacinação de cães Foto: Ascom

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou as datas da campanha de vacinação contra a raiva, destinada a cães e gatos de Teresina. A mobilização se inicia no próximo dia 30 de outubro (sábado), das 8h às 17h, em 136 postos das zonas Norte e Leste. Já no sábado seguinte (06/11) será a vez das zonas Sul e Sudeste.

A estratégia da vacinação é dividir a etapa urbana da campanha em dois dias por questões de logística. A zona rural, por sua vez, será contemplada ainda no mês de novembro, em datas a serem divulgadas posteriormente pela FMS.

(Foto: Ascom/FMS)

O gerente de Zoonoses da FMS, Paulo Marques, ressalta a importância de que todos os animais sejam imunizados. “Convidamos todos os tutores de cães e gatos das zonas Norte e Leste para levar seus animais a um dos postos de vacinação e garantir a dose desses animais”, alerta o gestor. “A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos. Ou seja: protegendo o seu animal você também se protege”, reforça o gestor.

A raiva é uma doença viral prevenível que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos. Paulo Marques garante a segurança da vacina, que é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.

POSTOS DE VACINAÇÃO NORTE E LESTE

CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ANIMAL (ZONA SUL/SUDESTE)

Fonte: Ascom PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: