Cidade

Aglomerações no Centro fazem Firmino adiar 2ª etapa da reabertura dos setores econômicos

O prefeito de Teresina adiou para o dia 20 de julho a nova etapa da reabertura das atividades econômicas

Alinny Maria

Quarta - 08/07/2020 às 09:58



Foto: Reprodução Proximidades da Rua Simplício Mendes, Centro de Teresina
Proximidades da Rua Simplício Mendes, Centro de Teresina

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), realizou uma live na manhã desta quarta-feira (08) para apresentar o relatório da nova pesquisa de investigação sorológica em Teresina. Na oportunidade, o prefeito disse que desistiu de reabrir na próxima semana os setores econômicos que estavam previstos. Agora, em vez do dia 13 de julho, a reabertura da próxima fase da flexibilização foi adiada para o dia 20 de julho.

 Segundo o gestor municipal, o motivo para a tomada desta decisão foi a forte aglomeração observada no Centro de Teresina. Firmino ressaltou que muitas lojas estão funcionando de modo clandestino, o que prejudica a estratégia de retomada segura das atividades não essenciais.

“O que vimos ontem no Centro e estamos vendo hoje, fiquei horrorizado! As pessoas acham que voltou a vida normal, o que não é verdade. A Prefeitura aumentou a fiscalização e punição para os que estão desrespeitando os decretos. A prefeitura se sente forçada a ser mais rigorosa para evitar desrespeito com as estratégias que estamos adotado”, desse o prefeito.

Firmino Filho disse ainda que  Prefeitura de Teresina etá sendo forçada a fazer um congelamento do processo de retomada das atividades. "A volta de outros setores para o dia 13 foi postergar para o dia 20 de julho. Isso porque tivemos desrespeito ao decreto, especialmente, na região central. Não podemos colocar a população em risco por causa de meia dúzia de pessoas”. 

Pesquisa sorológica

Mesmo com o registro de desrespeito ao isolamento social, a 12ª pesquisa sorológica ainda mostraram resultados positivos, portanto, os dados poderiam ser ainda melhores se a população cumprisse devidamente a quarentena.  O resultado da pesquisa comprova que Teresina já concluiu o período de pico da Covid-19, que deve ter ocorrido entre os dias 21 a 29 de junho.

Nesta fase da pesquisa, o R-zero (R0),  que determina o potencial de propagação do vírus, ficou em 0,72. Isso significa que o número de pessoas que podem ser infectadas reduziu bastante. Na pesquisa anterior, o R0 foi de 1.03. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: