Brasil

Saiba por que o cetim deve fazer parte do seu guarda-roupa

Elegância e conforto em um único look: o tecido acetinado que chama a atenção por ser vívido e brilhoso não perde o toque sutil

Redação

Quarta - 08/04/2020 às 18:25



Foto: Divulgação Moda
Moda

Estávamos acostumados em associar o cetim somente a pijamas, camisolas e babydolls, mas o tecido leve, delicado e confortável está mais em alta do que nunca e oferece muita versatilidade no dia a dia. 

Nos últimos tempos, a moda demonstrou que o tecido também é uma excelente e prática opção para investir na hora de criar looks para festas. Mas, neste ano, se ressignificou ainda mais e entrou em cena com combinações e opções diversas para o cotidiano, com propostas sutis e casuais. Do básico ao luxo, consegue atender, com sofisticação, todas as personalidades e gostos. 

Cores neutras são sempre uma boa opção

Tons neutros como off-white, branco, preto, nude e terrosos ampliam as possibilidades de combinações de peças no armário e deixam o visual mais sóbrio e elegante. Roupas lisas e neutras tornam os looks discretos e flexíveis, e são ideais para ocasiões sociais e para o trabalho. 

Estampas são bem-vindas

Sejam florais, animais, coloridas ou geométricas, não importa. O fato é que as estampas têm lugar reservado em nossos corações, mas, ao mesclar com o cetim, é necessário cautela para não exagerar, pois, além de o uso limitar a combinação com outras peças do guarda-roupa, o tecido já chama a atenção por si só e pode deixar o look pesado. 

Se optar por composições que tenham uma peça estampada, uma boa dica é equilibrar com um toque de neutralidade, como, por exemplo, saia estampada e blusa neutra.

Como adaptar o cetim no dia a dia

Tecidos como a seda e o cetim imperam em looks casuais e aparecem cada vez mais despojados, multicoloridos e facetados, com diversas modelagens e texturas e total compatibilidade com qualquer ambiente.

A combinação com jeans, algodão ou malha e o uso de acessórios descontraídos como o tênis, por exemplo, orna superbem e elimina o ''ar festivo'' do cetim, sem perder a elegância. 

Outra alternativa bastante usada no conceito casual é abusar de acessórios. Lenços, faixas, cintos ou peças que tenham detalhes em cetim no acabamento são capazes de transformar looks.

Cetim é o novo chique?

Peças em cetim possuem toque de brilho, requinte e distinção, por isso, são um trunfo na manga para usar em festas, casamentos e formaturas – eventos que exigem um look elaborado.

Agora, em uma alfaiataria mais descontraída e moderna, continua sendo um ponto-chave de sofisticação – apenas uma peça acetinada torna-se digna de um traje fino.

Cetim nas tendências de 2020? Pode apostar!

Em contrapartida das composições mais simples, cores fortes como laranja, verde, roxo e rosa estão em alta em 2020 e são vistas com frequência em peças únicas como macacões e vestidos curtos e longos. 

Em uma elaboração de look de cetim da cabeça aos pés, o caminho é maneirar nos acessórios, para não sobrecarregar de informações, e uma boa saída pode ser o uso do cinto. Rendas e transparências, neste caso, devem ser deixadas de lado, afinal, a ideia é que o cetim seja o elemento principal. 

O metalizado é o novo queridinho

As peças metalizadas podem ser utilizadas em qualquer ocasião, desde que saibamos equilibrar todo esse brilho. 

Tecidos como cetim e paetê são bastante chamativos, mas, quando usados em composições com toques básicos, se equilibram harmoniosamente. 

E, se por um lado a beleza é importante, por outro, a versatilidade, a autoconfiança e o conforto também são, e nas peças metalizadas em cetim é possível unir tudo isso. Outras vantagens são que o tecido se acomoda bem ao corpo e faz com que não transpiremos tanto.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: