Brasil

Relator da ONU vai examinar impacto de desastre ambiental do petróleo no Nordeste

A vinda do relator da ONU já estava organizada para dezembro. Documento será divulgada no início de 2020

Sábado - 26/10/2019 às 18:04



Foto: Felipe Brasil Manchas de óleo no litoral do Nordeste
Manchas de óleo no litoral do Nordeste

 O relator especial das Nações Unidas sobre as Implicações para os Direitos Humanos da Gestão e Disposição Ambientalmente Adequada de Resíduos e Substâncias Tóxicas, Baskut Tuncak, deverá investigar o impacto do vazamento de petróleo nas praias do Nordeste. 

O representante da Organização das Nações Unidas também irá avaliar as providências do governo de Jair Bolsonaro diante da maior catástrofe ambiental da região, que atinge 87 municípios.

Segundo o jornalista Jamil Chade, correspondente do UOL, o relator Baskut Tuncak pretende dedicar parte dos dez dias no país para avaliar o caso. Por enquanto, porém, as cidades que ele espera visitar não estão sendo divulgadas.

A vinda do relator da ONU já estava organizada para dezembro. Ele iria vistoriar a situação das populações que foram impactadas por rompimentos de barragens ou pela contaminação de rios. Agora, da sua agenda também irá constar a crise ambiental que atingiu nove estados brasileiros.

Após a missão, um documento será produzido e, no começo de 2020, haverá uma apresentação dos resultados da apuração diante dos demais países da ONU. O jornalista Jamil Chade aponta que a visita promete colocar uma pressão extra sobre as autoridades que, nos últimos dias, abriram polêmicas ao fazer insinuações contra ONGs. 

Fonte: BRASIL 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: