Brasil

Pesquisadores da Uespi demonstram previsão do número de casos da Covid-19

Professor Francisco de Paula já submeteu o artigo para que seja divulgado e, assim, possa chegar as autoridades e a população

Redação

Quarta - 25/03/2020 às 17:01



Foto: Divulgação CCOM Alunos da computação usam as teorias e práticas do cursos para pesquisar a Covid-19
Alunos da computação usam as teorias e práticas do cursos para pesquisar a Covid-19

A metodologia utilizada no trabalho é baseada na aplicação matemática de dados anteriormente fornecidos e que visam prever situações futuras.

Alunos do curso de Ciências da Computação na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, desenvolveram uma pesquisa intitulada  “Uma proposta de modelo baseado em métodos numéricos para uma possível previsão do número de casos da Covid-19 no Brasil” que tem como objetivo apontar uma estimativa de casos do coronavírus para os próximos dias no Brasil.

A metodologia utilizada no trabalho é baseada no Modelo Preditivo, ou seja, na aplicação matemática de dados anteriormente fornecidos e que visam prever situações futuras. “Não queremos assustar, alarmar a população, muito ao contrário, essa pesquisa vem para contribuir com as autoridades políticas no sentido de ajudá-los na tomada de decisão. Ajuda também a população em geral porque falamos que os cuidados com a higiene ajuda no combate ao vírus”, afirmou o Francisco de Paula., mestre em Matemática.

Professor Francisco de Paula já submeteu o artigo para que seja divulgado e, assim, possa chegar as autoridades e a população

O trabalho foi executado entre os dias 19 e 23 de março em virtude da crescente disseminação do vírus. A pesquisa resultou na produção de um artigo submetido para análise da Revista da Sociedade Brasileira de Computação. O professor é orientador do grupo formado por quatro estudantes. Ele contou que ministrou a disciplina de Cálculo Numérico para a turma do quarto bloco de Ciências da Computação, no período 2019.2, e durante as aulas desenvolveram trabalhos relacionados ao Modelo Preditivo. “Com o advento do coronavírus, esse grupo de alunos, com os quais inclusive já desenvolvi outro projeto, me procurou para analisar essa questão da Covid-19”, explicou o docente.

Lucas Araújo, um dos discentes responsáveis pelo trabalho, disse que durante a pesquisa foi possível perceber uma redução no ritmo de crescimento dos casos no Brasil. “Essa redução pode ser atribuída ao autoisolamento da população em geral. Achamos importante repassar essa informação, pois embora algumas pessoas ainda se recusem a aceitar, isolamento e higiene básica ainda são as duas maneiras mais efetivas para prevenção do coronavírus”, destacou o estudante.

Dados

O discente atuou com Matheus Nascimento, Matheus Fontenele e Odilon Neto na produção da pesquisa. (Complementar com dados das previsões futuras). No procedimento utilizado pelo grupo, os dados são fornecidos ao computador, que é responsável por aplicar os algoritmos matemáticos e produzir a regra geral para as previsões futuras. Importante ressaltar que os resultados obtidos no trabalho é uma tentativa de modelar os números, não sendo algo concreto ou imutável.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: