Brasil

País ganha uma nova cultivar de arroz, anuncia Embrapa

apresenta arroz cultivar Embrapa

Sexta - 13/12/2013 às 18:12



O mercado agrícola brasileiro ganha neste sábado 14, mais uma cultivar de arroz. É a BRS MA 357, desenvolvida pela Embrapa especialmente para ser produzida na Baixada Maranhense, região no Estado do Maranhão onde o período de chuvas é longo, indo de janeiro a junho. O lançamento da cultivar será na abertura da Festa da Colheita do Arroz Irrigado, às 8:30 horas, realizada pela empresa Camil, na Fazenda Mamão, no município de Arari, a 162 quilômetros de São Luís.

A nova cultivar tem grande performance produtiva. Em regime de sequeiro, os testes realizados nos municípios de Miranda do Norte, Arari e Vitória do Mearim alcançaram uma produtividade média de 3,4 toneladas por hectare. Já em sistema irrigado, o salto de produtividade é espetacular: 7,7 toneladas por hectare. A BRS MA 357 é de ciclo longo - 140 dias do plantio à colheita -, é uma planta de arquitetura moderna e resistente ao acamamento.

“Por ser uma região de baixa latitude – explica o pesquisador José Almeida Pereira, da Embrapa Meio-Norte - a característica ciclo longo é associada à alta produtividade, haja vista que a planta dispõe de mais tempo para fotossintetizar e acumular matéria seca nos grãos. Daí porque uma cultivar de arroz com essa característica constitui importante alternativa para os orizicultores de uma região como a Baixada Maranhense”.

O trabalho de geração e testes dessa nova cultivar de arroz levou cerca de 10 anos. Ela surgiu do cruzamento das cultivares BRS Formoso – genitor recorrente – e Oryzica Llanos 4 – genitor doador -. Esta última, resistente ao fungo causador da brusone. Os pesquisadores Paulo Hideo Nakano Rangel, da Embrapa Arroz e Feijão; e Márcio Elias Ferreira, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, foram os responsáveis pela geração da BRS MA 357.

No Maranhão, os testes foram realizados pelo pesquisador José Almeida Pereira. O engenheiro agrônomo Raimundo Reginaldo Soares Santos e o técnico agrícola Eduardo Soares Neto, da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão; além do assistente José Soares Beserra Júnior, da Embrapa Cocais, apoiaram o trabalho dele.

As sementes básicas da BRS MA 357 podem ser adquiridas no escritório de negócios da Embrapa Produtos e Mercado, no município de Imperatriz, Maranhão . Mais informações pelos telefones (99) - 3526-1093 / 3526-1095, ou pelo e-mail spm.eimp@embrapa.br

Fonte: Embrapa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: