Brasil

Ministério da Saúde convoca população para combate ao mosquito transmissor da dengue

Número de casos de dengue aumentou quase 600%, em comparação com o ano passado, segundo o Ministério da Saúde.

Redação

Quarta, 20/11/2019 às 07:12



Foto: Divulgação Mosquito da dengue é causador de três doenças
Mosquito da dengue é causador de três doenças

O número de casos de dengue aumentou quase 600%, em comparação com o ano passado, segundo o Ministério da Saúde. Quanto aos casos de chikungunya e de zika, o crescimento foi de 44% e 47%, respectivamente. Por isso, o ministério quer conscientizar as pessoas sobre a importância de fiscalizar e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor dessas doenças, o Aedes aegypti. O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson Kleber, convoca toda a população para acabar com o mosquito.

“Estamos com a oportunidade de eliminar os criadouros dos domicílios como os pratos de vasinhos de planta, garrafas vazias e outros resíduos, tirando 10 minutos da sua rotina, ao chegar em casa do trabalho ou durantes os fins de semana. Em todo pequeno local, o mosquito tem capacidade de botar os ovos e ser um criadouro", afirma. 

E você? Já combateu o mosquito hoje? Elimine focos de água parada todos os dias. Aqui vão algumas recomendações do Ministério da Saúde para a limpeza dos reservatórios de água. É importante mantê-los tampados. A limpeza deve ser periódica, com água, bucha e sabão. Ao acabar a água do reservatório, é necessário fazer uma nova lavagem nos recipientes e guardá-los de cabeça para baixo. Segundo o ministério, esse cuidado é essencial porque os ovos do mosquito podem viver mais de um ano no ambiente seco.

Dengue, chikungunya e zika podem matar. Caso queira denunciar focos do mosquito, procure a prefeitura da sua cidade. Para mais informações, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Fonte: Agência Rádio Mais

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: