Brasil

Confirmadas 10 mortes pelo desmoronamento de paredão de rocha em Capitólio (MG)

Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda há dois desaparecidos

Da redação

Domingo - 09/01/2022 às 10:39



Foto: Divulgação Acidente
Acidente

Agora já são os mortos pelo desmoronamento de um bloco de pedras no lago de Furnas, em Capitólio (MG). O oitavo corpo foi encontrado na manhã deste domingo, conforme informou o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Segundo a corporação, ainda existem dois desaparecidos.

Os trabalhos de busca recomeçaram às 5h de hoje (9) e envolvem cerca de 50 pessoas, entre bombeiros e militares da Marinha. Ao todo, 11 mergulhadores do Corpo de Bombeiros atuam na operação. A Marinha do Brasil emprega sete viaturas, quatro lanchas e três motos aquáticas.

As operações haviam sido interrompidas às 19h de ontem (8) por falta de visibilidade. O desabamento ocorreu por volta das 12h30, quando um grande bloco de pedra se desprendeu do cânion do Lago de Furnas e caiu sobre pelo menos três lanchas. Duas embarcações afundaram.

Além dos oito mortos, a tragédia deixou 32 pessoas feridas. Pelo menos dois dos feridos tiveram fraturas expostas e passaram por cirurgias em hospitais da região. Vídeos nas redes sociais mostraram o momento do desabamento, no principal ponto turístico do passeio de lancha, com duas cachoeiras na entrada do cânion.

Um vídeo da tragédia em Capitólio (MG), neste sábado (8), mostra o momento exato em que a rocha dá sinais de que estava se soltando. Um barqueiro percebe o movimento e tenta avisar as pessoas que estão próximas do local. Elas não se dão conta e são tragadas pelo rompimento a rocha.


Queda no número de desaparecidos

O número de pessoas desaparecidas depois do desabamento da pedra caiu de 20 para três. De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, o tenente Pedro Aihara, 16 pessoas foram localizadas após cruzamento de informações com os hospitais de Minas Gerais.

A informação foi atualizada por volta das 21h. O número de mortos confirmados até agora é de sete pessoas.

“A informação inicial que a gente tinha era de 20 pessoas desaparecidas, porque muitas pessoas que foram atendidas nos hospitais e o cruzamento de listas ainda não tinha sido feito e elas estavam constando como desaparecidas. A gente já conseguiu fazer o contato com boa parte delas e esse número já diminuiu drasticamente. As pessoas que com certeza estão desaparecidas são as pessoas da lancha Jesus, que foi uma das lanchas diretamente atingidas. No momento em que a pedra se desprende, ela atinge quatro lanchas, duas diretamente e outras duas com impacto indireto. Essa lancha Jesus é a lancha com maior número de pessoas desaparecidas”, disse

Lula faz Jornal Nacional bater recorde de audiência

Joice vaza novo áudio de Zambelli e pede ao STF prisão da deputada bolsonarista

Carla Zambelli sugere que ela ou Hélio Negão podem ser presidente da República: “Cuidado”

Regina Duarte: “Que loucura. Eu acho que ele (Bolsonaro) está me dispensando”

“Um passarinho me contou”: Zé de Abreu manda recado enigmático para Carlos e Eduardo Bolsonaro

O Corpo de Bombeiros seguirá nas buscas pelos desaparecidos da tragédia que assolou a cidade de Capitólio. Somente as buscas por mergulho serão interrompidas no período noturno. As buscas por avião não foram possíveis devido às más condições de tempo.

O acidente

Parte de uma estrutura rochosa desabou sobre embarcações de turistas na região dos canyons de Capitólio, a 293 km de Belo Horizonte, neste sábado (8).

Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente teria relação com uma tromba d’água e que três lanchas teriam sido atingidas.

Notícias relacionadas

Fonte: agencia Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: