Brasil

Com abstenção de mais de 50%, estudantes fazem segundo dia de Enem neste domingo (24)

No primeiro dia de provas, o Piauí teve uma abstenção de 47,4 %.

Redação

Domingo - 24/01/2021 às 09:15



Foto: Foto: Reprodução ENEM
ENEM

Neste domingo (24) acontece o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A aplicação acontece em todo Brasil, menos em Manaus por conta da segunda onda de coronavírus que o estado enfrenta. 

 Os participantes vão responder questões de ciências da natureza e suas tecnologias e ainda de matemática e suas tecnologias. No primeiro dia de provas, o Piauí  teve uma abstenção de 47,4 %.

Entre uma série de medidas adotadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para evitar a disseminação do coronavírus,  está o  uso obrigatório de máscara. O candidato que não usar será eliminado.  

VEJA TAMBÉM:

Fintech de agronegócio abre 500 novas vagas de emprego

MaxMilhas abre 15 vagas de emprego

"O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção contra a COVID-19, a qualquer momento, será eliminado do exame, exceto para os casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020", informou o Inep. 

Confira abaixo algumas orientações para o Enem 2020: 

• Uso de máscaras de proteção facial durante toda a aplicação será obrigatório.

• É obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas. Confira a lista completa no edital.

• A única caneta aceita é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente.

• Guardar, antes de entrar na sala de provas, em envelope porta-objetos, a Declaração de Comparecimento impressa, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados, além de outros pertences não permitidos.

• Manter os aparelhos eletrônicos como celular, tablet, pulseiras e relógios inteligentes com todos os aplicativos, funções e sistemas desativados e desligados, incluindo alarmes, no envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.

• Manter, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos, lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.

• Iniciar as provas somente após a autorização do aplicador, ler e conferir todas as instruções contidas na capa do caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na folha de rascunho e nos demais documentos do exame. 

 

Candidato com Covid-19

O Inep esclarece que pessoas acometidas pela Covid-19 ou por outras doenças infectocontagiosas previstas nos editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 podem solicitar a participação na reaplicação das provas, que ocorrerá em 23 e 24 de fevereiro de 2021. Nesses casos, a condição deverá ser comunicada, por meio da Página do Participante, antes da aplicação do exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará o Enem nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). 

 

São doenças infectocontagiosas para fins de solicitação da reaplicação: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e COVID-19. 

 

O Inep ressalta que os participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova não deverão comparecer ao exame, primando pela segurança e pela saúde coletiva. Em casos como esses, além de registrar o ocorrido na Página do Participante, o inscrito deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep (0800 616161) e relatar a condição, com o objetivo de agilizar a análise do laudo pela autarquia. A aprovação ou a reprovação da solicitação deverá ser consultada, também, na Página do Participante.   

 

Busca Ativa 

Para orientar os estudantes no dia da prova, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), enviará equipes do Programa Busca Ativa para os pontos de aplicação que concentram o maior número de candidatos. 

 

“Nas edições anteriores, os estudantes eram recebidos por equipes da Seduc com mensagens de incentivo, distribuição de água e chocolates. Este ano, em virtude da pandemia do novo coronavirus, o “Dia E” será em parceria com a Secretaria da Saúde que levará aos candidatos orientações sobre uso correto da máscara, a importância de manter o distanciamento e higienizar com frequência as mãos”, informa o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: