Brasil

Ceará: PRF mandará 335 homens para coibir ataques

Ocorreram 204 ataques criminosos em pelo menos 46 cidades desde o dia 2 de janeiro. A Secretaria da Segurança confirmou que 358 pessoas foram detidas.

Segunda - 14/01/2019 às 15:01



Foto: Reprodução As ações nos presídios de Fortaleza (CE)
As ações nos presídios de Fortaleza (CE)

Criminosos voltaram a cometer ataques criminosos neste domingo (13) no Ceará, 13º dia seguido da onda de violência que atinge o estado. Os bandidos explodiram uma bomba em uma ponte em Fortaleza, metralharam a sede da Guarda Municipal e incendiaram um ônibus escolar no município de Saboeiro, interior do Ceará. Ninguém se feriu.

Ataques no Ceará: o que se sabe e o que falta saber

Desde o dia 2 de janeiro, ocorreram 204 ataques criminosos em 46 cidades. A série de atentados começou em Fortaleza, foi para a Região Metropolitana e se espalhou pelo interior. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, 358 pessoas foram capturadas por envolvimento nos crimes.

O Ministério da Justiça confirmou que enviará reforço da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o estado. A equipe será composta por 335 homens e mulheres dos 26 unidades da Federação, além de mais 15 do Ceará. Os agentes vão realizar o patrulhamento em pontos estratégicos das rodovias federais e prédios públicos da União para evitar novos ataques. Os policiais vão começar a trabalhar nesta terça-feira (15).

A ponte atacada pelos bandidos na última noite liga o Bonsucesso a outros bairros da região. Segundo testemunhas, homens passaram em um carro e jogaram explosivos no local. Um dos artefatos explodiu. Moradores do local informaram que os telhados das residências tremeram durante a explosão.

A base da Guarda Municipal de Fortaleza, na Avenida Juscelino Kubitscek, no Bairro Passaré, também foi atacada durante a noite. De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos passaram em frente ao local, atiraram e fugiram. No local funciona a inspetoria da Guarda Municipal de Fortaleza e estão guardados os veículos da Guarda e da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC).

Além dos ataques, uma granada foi encontrada na estação de metrô do São Miguel, no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo a Polícia, o material estava no chão da estação e não chegou a detonar. O esquadrão antibombas foi chamado e usou um robô para recolher o explosivo.

Entenda o que está acontecendo no Ceará

O novo secretário, Mauro Albuquerque, coordenou a apreensão de celulares, drogas e armas em celas. Também disse que não reconhecia facções e que o estado iria parar de dividir presos conforme a filiação a grupos criminosos. Criminosos começaram a atacar ônibus e prédios públicos e privados. As ações começaram na Região Metropolitana e se espalharam pelo interior.

O governo pediu apoio da Força Nacional. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou o envio de tropas; 406 agentes da Força Nacional reforçam a segurança no estado. A população de Fortaleza e da Região Metropolitana sofre com interrupções no transporte público, com a falta de coleta de lixo e com o fechamento do comércio.

A onda de violência afastou turistas e fez a ocupação hoteleira no estado cair. 35 membros de facções criminosas foram transferidos do Ceará para presídios federais desde o início dos ataques, segundo o último balanço do Ministério da Justiça.

Ordens partiram de presídios

Áudios compartilhados entre membros de facções do Ceará revelaram que as ordens para as ações contra ônibus, prefeituras e prédios públicos partiram de presidiários. As mensagens chegaram até as autoridades após a apreensão de 407 aparelhos de celulares nas unidades prisionais do estado, no dia 6 de janeiro.

Em um dos áudios, um detento diz que a sequência de crimes é uma tentativa de fazer com que o secretário da Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuqurque, desista de medidas que tornam mais rigorosa a fiscalização no sistema penitenciário. "Vocês vão tirar esse secretário aí dos presídios. Vocês vão ver, vai piorar é pra vocês", ameaça um criminoso.

Áudios também compartilhados em redes sociais revelam o secretário Mauro Albuquerque ordenando apreensões de celulares e televisores nas unidades prisionais. "Vamos intensificar as gerais dentro das unidades. É pra estar dando geral aí até a gente estar arrancando esses celulares tudinho dentro da cadeia, tá ok?", ordena Albuquerque aos agentes penitenciários.

Novas medidas contra os ataques

O Ministério da Justiça confirmou, nesta segunda-feira (14), que enviará agentes da PRF para reforçar a segurança no Ceará. A equipe será composta por 335 homens e mulheres dos 26 unidades da Federação, além de mais 15 do Ceará. Atualmente, são 80 homens da PRF fazendo reforço no Ceará. A assessoria da força informou que o objetivo é dobrar o número de agentes no Ceará.

Na noite de sábado (12), em sessão extraordinária durante o recesso parlamentar, os deputados estaduais aprovaram um pacote de medidas na tentativa de fortalecer o combate às facções criminosas. Estiveram presentes na sessão 36 dos 46 deputados. As medidas foram sancionadas neste domingo por Camilo Santana.

O pacote inclui recompensa para quem denunciar autores de ataques ou fornecer informações que possam prevenir crimes. Os parlamentares também aprovaram a convocação de policiais da reserva para atuar nas ruas e o aumento de 48 para 84 o máximo de horas extras realizadas por agentes da segurança pública por mês.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: