Alunos de escola militar inalam desodorante como droga, desafiam a morte e chocam o país

Nas imagens, que estão na Internet desde a semana passada a embalagem do produto é enrolada em um pano (usado como filtro), levado à boca.


Embalagens de desodorantes alertam para perigo da inalação

Embalagens de desodorantes alertam para perigo da inalação Foto: Luiz Brandão

O Brasil e ficou perplexo com as imagens de um vídeo que circula na Internet e que mostra adolescentes aspirando (engolindo) o que parece ser desodorante, mas como se fosse o alucinógeno conhecido lança-perfurme. O caso ocorreu numa escola militar da cidade de Jussara, no interior do Estado de Goiás. 

Nas imagens, que estão na Internet desde a semana passada a embalagem do produto é enrolada em um pano (usado como filtro), levado à boca. Em seguida, o spray e acionado e sugado. Depois do "porre" as imagens mostram alunos com sinais de alteração no comportamento.

Na escola de Jussara, vários meninos e meninas fazem um espetáculo de "inalação". As cenas foram filmadas em celular e disponibilizadas na Internet. Mas esse tipo de ocorrência já vem sendo registradas em todo o mundo.

DESAFIANDO A MORTE - O nome dessa praga é "Desafio do Desodorante". Ela está sendo disseminado nas redes sociais e causando mortes pelo mundo, inclusive no Brasil. Os desafiantes fazem o mesmo com aquele gás que sai dos sprays das buzinas vendidas nas lojas de R$ 1,99 - que já não são mais desse preço. Muitos jovens já morreram de parada cardíaca ao aspirar esses gases pela boca ou pelo nariz. O "desafio" é justamente escapar da morte.

Os pais, professores e outros responsáveis por crianças e adolescentes precisam ficar atentos para essa nova onda de desafios mortais que se espalham como praga através da Internet. 

Alerta nas embalagens

Nas embalagnes do desodorante em spray há alerta para os perigos

ALERTA - Nas embalagens dos desodorantes em spray as substâncias usadas na fabricação do produto são obrigatoriamente anunciadas. Eles contêm várias substâncias químicas como butane, isoputane, propane, cyclomethcone, benzyl alcohol e alumínium. Algumas, se inaladas ou aspiradas, podem causar alucinações e parada cardíaca.

Nas próprias embalagens dos desodorantes em spray há indicação das precauções sobre o usos desses produtos. Uma delas diz exatamente que o consumidor "evite inalar esse produto". Também alerta para o perigo do aerosol por ser altamente inflamável.

As  autoridades de Goiás já estão analisando o caso. Os alunos flagrados já foram transferidos para outras escolas.

NOTA DA REDAÇÃO - A equipe do Piauí Hoje (www.piauihoje.com) assistiu ao vídeo. Mas, em defesa das crianças e adolescentes, vítimas do desafio, e em respeito às leis e ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), não divulgamos o vídeo disponível na Internet neste portaL.

Fonte: Vídeo da Internet

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: