Municípios

CAPACITAÇÃO

Sesapi capacita profissionais em saúde digital na Chapada das Mangabeiras

Evento em Bom Jesus aborda integração de sistemas de saúde e segurança da informação

Teresinha Ferreira

06 de outubro de 2026 às 14:11 ▪ Atualizado há 26 minutos

Ver resumo
  • Profissionais da atenção primária e TI participam da Oficina Estadual de Capacitação em Saúde Digital.
  • Evento organizado pela Secretaria da Saúde (Sesapi) em parceria com a UFPI em Bom Jesus.
  • Workshop visa fortalecer a saúde digital em todo o Piauí até dezembro.
  • Temas abordados incluem RNDS, configuração do e-SUS APS PEC, segurança da informação e LGPD.
  • Leila Santos, da Sesapi, menciona a melhoria na qualidade das informações de saúde.
  • Virgínia Pinheiro destaca a importância da capacitação para a integração e confiabilidade dos sistemas de saúde municipais.

Governo do Piauí - Notícias Capacitação em aúde digital na Chapada das Mangabeiras
Capacitação em aúde digital na Chapada das Mangabeiras

Profissionais da atenção primária e da área de tecnologia da informação da Chapada das Mangabeiras participam hoje da Oficina Estadual de Capacitação em Saúde Digital. Organizada pela Secretaria da Saúde (Sesapi), a atividade acontece no Campus Professora Cinobelina Elvas, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Bom Jesus.

O workshop, que já passou pelos Territórios dos Cocais, Planície Litorânea e Serra da Capivara, tem como objetivo fortalecer a saúde digital no estado. A previsão é que todos os territórios de saúde do Piauí sejam contemplados até dezembro.

Durante o evento, são discutidos temas como a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), a configuração do e-SUS APS PEC, segurança da informação e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A superintendente da Sesapi, Leila Santos, destacou que a medida ajuda a melhorar a qualidade das informações de saúde.

Para Virgínia Pinheiro, coordenadora da atenção primária, a capacitação é essencial para integrar sistemas municipais de saúde, ampliando a confiabilidade e a qualidade das informações utilizadas na gestão.

Fonte: Governo do Piauí - Notícias