MARCO HISTÓRICO
Da Redação
08 de agosto de 2026 às 16:56 ▪ Atualizado há 1 hora
A Polícia Militar do Piauí celebrou nessa sexta-feira (7) a formação de um novo comandante piloto do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER). O capitão Formiga realizou o primeiro voo solo e foi batizado na nova função, em uma cerimônia que também marcou os avanços da corporação na formação de pilotos.
A conquista foi celebrada pelo comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, que destacou o avanço da estrutura de formação de pilotos dentro da própria Polícia Militar e a importância da homologação da escola de formação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
“Hoje é um dia de festa. Hoje será seu batizado como novo comandante piloto do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar do Estado do Piauí”, afirmou o coronel durante a solenidade.
Segundo Scheiwann, a homologação da escola pela ANAC representa um importante passo para a aviação da segurança pública no estado. A unidade já conseguiu formar um piloto instrutor e dois comandantes, passando a ser considerada referência na formação de pilotos dentro da estrutura da Polícia Militar.
O coronel também ressaltou a evolução da unidade aérea e atribuiu parte dos resultados ao apoio recebido do comando-geral da corporação e da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.
“Quero agradecer o empenho do comando-geral, da Secretaria de Segurança, que tem dado a oportunidade de fazer cada vez mais a aviação da Polícia Militar, a aviação de segurança pública e de defesa social do Estado”, declarou.
Formação dentro da própria PM
A conquista do novo comandante ocorre em um momento de expansão da capacidade operacional e de formação da aviação da Polícia Militar. Com a escola homologada pela ANAC, a corporação passou a desenvolver internamente parte da capacitação necessária para a formação de seus profissionais.
Na avaliação de Scheiwann Lopes, esse processo representa um salto para a unidade aérea. Durante a celebração, o coronel destacou que, sob o atual comando, a estrutura de aviação da PMPI apresentou um crescimento significativo.
“Então, no comando do senhor, a unidade aérea da Polícia Militar cresceu anos-luz”, afirmou.
A formação do capitão Formiga simboliza, dessa forma, não apenas uma conquista individual, mas também o resultado de um processo de estruturação da aviação policial no Piauí.
A cerimônia foi marcada por comemoração entre os integrantes da unidade, que celebraram a chegada de um novo comandante piloto e o fortalecimento da capacidade de atuação aérea da Polícia Militar.
Ao destacar a trajetória da aviação da corporação, Scheiwann reforçou ainda a missão institucional da PMPI: servir e proteger.
Fonte: Redes sociais
DIIAGNÓSTICO
ACIDENTE
ASTROLOGIA
PROJETO PILARES
EXPORTAÇÃO