Pacientes são redistribuídos com retomada dos atendimentos no Hospital São Marcos

Reorganização da rede prevê reforço no atendimento, repasse de R$ 1,5 milhão ao HGV e ampliação dos serviços no interior do Piauí

Os atendimentos oncológicos no Hospital São Marcos foram retomados e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciou a redistribuição dos pacientes que aguardavam atendimento após a suspensão temporária dos serviços. A medida busca reorganizar a assistência e garantir a continuidade do tratamento dos pacientes com câncer.

De acordo com a FMS, por meio da Diretoria de Regulação, os pacientes que estavam na fila represada estão sendo encaminhados para hospitais que também oferecem atendimento oncológico, evitando interrupções no tratamento.

A situação da oncologia no estado foi debatida em uma reunião realizada na quinta-feira (23), com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), da FMS e do Ministério da Saúde. O Hospital São Marcos não participou do encontro. Durante a reunião, a equipe técnica do Ministério apresentou um diagnóstico da situação e discutiu alternativas para fortalecer a rede de atendimento.

Como parte das medidas anunciadas, o Ministério da Saúde publicou uma portaria destinando R$ 1,5 milhão ao Hospital Getúlio Vargas (HGV) para reforçar a oncologia no Piauí. O hospital ficará responsável pela compra de medicamentos e insumos que também abastecerão o Hospital São Marcos, garantindo o funcionamento regular dos serviços.

Também foi definida a reorganização da rede estadual de oncologia, que passará a contar com o Hospital Universitário (HU), o Hospital Getúlio Vargas e o Hospital Marques Basto, em Parnaíba. Além disso, há previsão de implantação de novos serviços nas cidades de Floriano e Picos, com o objetivo de ampliar a cobertura e descentralizar o atendimento especializado.

Segundo a FMS, as vistorias nas unidades continuarão sendo realizadas e o Ministério da Saúde fará o monitoramento permanente da reorganização da rede para assegurar a qualidade e a regularidade dos serviços.

A presidente da Fundação Municipal de Saúde, Leopoldina Cipriano, afirmou que a prioridade é garantir o acesso dos pacientes ao tratamento. “Estamos empenhados em garantir que os pacientes tenham acesso ao tratamento de forma organizada e segura. A oncologia é uma prioridade e estamos trabalhando em conjunto com o Estado e a União para fortalecer essa rede de assistência”, destacou.