OAB Piauí publica edital de inscrição para vaga de desembargador do TJ/PI


Tribunal de Justiça do Piauí

Tribunal de Justiça do Piauí Foto: Reprodução internet

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, torna público o edital de inscrição para a composição da lista sêxtupla do Quinto Constitucional. O processo é destinado para o preenchimento de uma vaga em aberto no quadro de desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, em decorrência da aposentadoria compulsória do desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho.

O edital está disponível no Diário Eletrônico da OAB Piauí e o prazo para as inscrições terá início no dia 10 deste mês seguindo até 6 de setembro.

Dentre os documentos exigidos para a efetivação da inscrição estão: requerimento de inscrição; curriculum vitae; termo de compromisso de defesa da moralidade administrativa; certidões negativas de Distribuição Cível, Federal, Trabalhista e Criminal junto ao Poder Judiciário; Certidão negativa de débito e de sanção disciplinar junto à OAB; termo de compromisso de respeito as prerrogativas dos advogados(as); dentre outras exigências que deverão ser consultadas no Edital.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 500,00 e deverá ser recolhida por meio de guia, emitida pela Tesouraria da OAB Piauí ou por requerimento do boleto via o e-mail: tesouraria@oabpiaui.org.br. É necessário anexar o comprovante à inscrição.

Podem participar, como candidatos no processo, os advogados(as) com comprovação de efetivo exercício profissional na Advocacia por mais de dez anos e que esteja inscrito nesta Seccional há mais de cinco anos.

Para o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, “a representação do Quinto Constitucional é uma garantia da OAB e que exigirá do representante da advocacia compromissos efetivos com a classe”.

O presidente da Comissão Eleitoral, Antônio Wilson Soares de Sousa, explicou que “todos os advogados(as) poderão participar da consulta direta, desde que estejam regularmente inscritos no Conselho Seccional na data de divulgação do edital, estando com suas obrigações estatutárias e financeiras regulares perante à OAB Piauí’, disse.

Sobre a votação das listas sêxtuplas, os conselheiros seccionais e os membros honorários vitalícios (com direito a voto) deverão votar em seis candidatos. Estarão classificados para integrar a lista sêxtupla os seis candidatos mais votados que obtiverem, no mínimo, metade mais um dos votos dos presentes.

Encerrada a votação e proclamado o resultado, o presidente do conselho remeterá ao Tribunal, em até dois dias úteis, a lista sêxtupla, acompanhada dos currículos dos(as)candidatos(as) eleitos(as), dando a publicidade por meio da sua divulgação no site eletrônico da entidade.

Acesse o Edital para saber mais sobre as homologações das candidaturas, consulta direta e pré-seleção dos candidatos, documentos profissionais para a inscrição, demais documentos pessoais exigidos e regras gerais.

Siga nas redes sociais
Cintia Lucas

Cintia Lucas

Cintia Lucas é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí e mestra em Comunicação pela mesma instituição. A coluna vai abordar os bastidores da notícia, com foco em temas de interesse público. Contato: cintialuc1@hotmail.com
Próxima notícia

Dê sua opinião: