Lives do conhecimento

Lives do conhecimento

Nordeste e Semiárido terão debate virtual de especialistas sobre Ciência e Tecnologia

Na Conferência Virtual Nordeste, especialistas vão debater como a pesquisa agropecuária realizada por uma Embrapa Pública, Democrática e Inclusiva

Redação

Quarta - 18/11/2020 às 15:46



Foto: Divulgação Evento
Evento


O evento será transmitido simultaneamente pelo youtube.com/TVSinpaf e
Facebook.com/SINPAFDiretoriaNacional, na próxima sexta-feira (20/11), a partir das 10h

Na Conferência Virtual Nordeste, especialistas vão debater como a pesquisa agropecuária realizada por uma Embrapa Pública, Democrática e Inclusiva pode ampliar sua contribuição para a produção de alimentos saudáveis e para a Soberania e Segurança Alimentar do Semiárido, do Nordeste e do Brasil, principalmente em tempos de pandemia. A transmissão será realizada no dia 20 de novembro, a partir das 10h, com transmissão simultânea pelo canal no Youtube.com/TVSinpaf e no Facebook.com/SINPAFDiretoria Nacional.

Em 2020, a presença da Embrapa Semiárido completou 45 anos, contribuindo para a produção agropecuária em um ambiente quente e seco, onde a fome é um problema histórico, assim como em várias partes da Região Nordeste.

Agora, o fantasma da fome volta a assombrar o Brasil, devido à falta de políticas públicas voltadas à classe trabalhadora e aos sucessivos cortes orçamentários em Ciência e Tecnologia, como também na própria Embrapa, que podem chegar a 50% de redução no próximo ano.

E com a pandemia, é ainda mais urgente a discussão sobre como a pesquisa agropecuária pública pode contribuir ainda mais para um país menos desigual e mais democrático e qual será o papel de uma Embrapa verdadeiramente pública nesse processo.

Foi pensando nisso que o Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF) deliberou por deflagrar uma Campanha Nacional em defesa da Embrapa Pública, Democrática e Inclusiva. Saiba mais sobre a Campanha em:
www.sinpaf.org.br.

E como parte dessa campanha, estão sendo realizados cinco eventos virtuais regionais, que finalizará com a Conferência Virtual Nordeste, nesta sexta-feira (20/11), e terá como fechamento a Conferência Virtual Nacional, que acontecerá no próximo dia 9 de dezembro.

PROGRAMAÇÃO:
Iniciando às 10h, a mesa ‘Ciência e Tecnologia na construção de um país menos desigual e mais democrático em tempo de pandemia’ contará com o debate das professoras da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Marize Souza Carvalho; e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Sonia Meire Santos Azevedo de Jesus, com moderação do analista da Embrapa Caprinos, Francisco Éden Paiva Fernandes.

Já na mesa ‘Rumos da Pesquisa Agropecuária no desenvolvimento sustentável do país: o papel da Embrapa Pública, Democrática e  Inclusiva’, às 15h, as discussões ficarão por conta da pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical, Hellenira Ellery Marinho Vasconcelos, e do
pesquisador da Embrapa Alimentos e Territórios, Joao Roberto Correia, com a moderação do pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Marcos Aurélio Silva.

Clique no link e confira a programação completa da Conferência Virtual Sul:
http://sinpaf.org.br/index.php/apresentacao-conferencia-sul

Fonte: Ascom SINPAF

Siga nas redes sociais
Redação

Redação

O blog divulga lives de assuntos ligados ao conhecimento geral

Compartilhe essa notícia: