Lives do conhecimento

Lives do conhecimento

Lollapalooza e Iroman são alguns dos destaques de grandes eventos sediados no Chile

Domingo - 24/03/2019 às 13:03



Foto: Divulgação Chile
Chile

Música, arte, literatura, dança, esporte, gastronomia e muito mais, o Chile é o cenário de grandes eventos internacionais durante o ano todo. Atividades que reúnem multidões em encontros que vão desde feiras até festivais, passando por carnavais e eventos culturais para pessoas de todas as idades e gostos.

Quando se trata de música, muitas cidades chilenas estão criando festivais próprios de grande envergadura. Esse é o caso do Festival del Huaso de Olmué (janeiro), próximo a Valparaíso; o Festival de Dichato (fevereiro), próximo ao Vale de Curicó, e do Festival de Talca (fevereiro), nas terras do Vale de Colchagua, que a cada verão propõe uma verdadeira festa popular ao ar livre.

Mas, sem dúvida, o evento que mais chama atenção no verão chileno e faz toda a América Latina cantar é o Festival Internacional da Canção de Viña del Mar (fevereiro). Um dos grandes eventos anuais do Chile que tem repercussão mundial. Conhecido por convocar um público exigente conhecido como "os monstros da Quinta Vergara", o encontro musical que se realiza na cidade de Viña del Mar é capaz de fazer a plateia rugir, cantar, gritar e dançar até o amanhecer. São mais de 15 mil espectadores todas as noites.

Evento

Lollapalooza (março)
E o Chile também é palco de grandes eventos internacionais, uma das razões pelas quais foi escolhido em 2011 para ser o primeiro país latino-americano a receber um festival de música da estatura do Lollapalooza.
Festival de origem americana, mas de reconhecimento mundial, este encontro de grandes artistas acontece em Santiago e inclui diversos shows durante dois ou três dias, reunindo mais de 100 mil espectadores. O destaque fica ainda para as atrações especialmente desenhadas para crianças no evento paralelo Lollapalooza Kids.

Carnival de Arica (fevereiro)
Um dos carnavais mais coloridos e concorridos do Chile é o Carnaval Andinocom a Força do Sol. Um festival que acontece no verão e revoluciona a cidade de Arica, enchendo-a de cores, música e danças tradicionais do norte do país.
Durante três dias, as danças do altiplano e das comunidades afrodescendentes que vivem em aldeias do interior de Arica tomam a  cidade com mais de 20 mil músicos e dançarinos que se preparam durante todo o ano para brilhar neste evento anual no Chile.
Festa multicultural que reúne mais de 160 mil espectadores e acontece em meados de fevereiro, contagiando os visitantes com alegria entre espuma e confetes. A guitarra espanhola e o charango andino, a quena, a zampoña e a tarka se encarregam de fazer todos dançarem. Uma festa cheia de energia.

Noite Valdiviana (fevereiro)
Outro festival cultural que fez do Chile o cenário de grandes eventos internacionais é a Noite Valdiviana. Uma atividade inigualável que mistura tradições, danças e gastronomia na orla marítima de Valdivia.
Este evento é uma bela demonstração de ações culturais, artísticas e de costumes. Lá, todos os barcos que ficam atracados no rio Calle Calle estão cheios de cores e luzes para navegar além de música e fogos artificiais. Esta festa, que alegra e ilumina todo o centro da cidade, acontece na segunda quinzena de fevereiro.

Tapati Rapa Nui (fevereiro)
Quando se trata de tradições e cultura, o Festival Rapa Nui Tapati é o mais importante festival cultural do Pacífico na ilha e um dos mais influentes da Polinésia.
Nasceu há mais de 40 anos e teve origem nas antigas "festas de primavera" realizadas no Chile. Assim, em meio à natureza de beleza deslumbrante, a ilha é dividida em duas equipes que competem para encontrar o rei e a rainha anual do território.
Competição amigável que exige grande habilidade dos participantes, já que durante o Tapati são realizadas corridas a cavalo; o "Haka Honu", um estilo antigo de bodyboard que imita a forma como as tartarugas se aproximam da costa; a "Haka Pei", onde os mais corajosos de cada lado devem deslizar pela encosta do Monte Maunga Pu'i deitado numa espécie de trenó rústico; a canoagem polinésia e o triathlon Tauá Rapa Nui, que inclui regatas de barco a remo e natação em canoas totora, bem como uma corrida com cachos de bananeiras. Sem dúvida, um dos eventos anuais mais esperados do Chile.

Vendimias (março e abril)
O mundo do vinho também tem sua própria festa e são as Vendimias (perído da colheita das uvas), que a cada outono movimentam as regiões vinícolas do Chile, convidando a todos a desfrutar de um momento tradicional que inclui mostras gastronômicas, artesanatos e degustações de bons vinhos.
Entre os meses de Março e Maio, realizam-se as colheitas das uvas que amadureceram durante o Verão, e com elas começa a festa regada a vinho. A programação dura dias e noites com degustação de vinhos em diferentes vinhedos, amostras de comida típica, danças, música ao vivo e eventos de alta qualidade abertos a toda a família.

CULTURA
No âmbito cultural, a Feira Internacional do Livro Santiago-FILSA (de janeiro a abril) reúne mais de 100 escritores, especialistas da indústria editorial, ilustradores e especialistas em literatura
O encontro anual propõe uma extensa programação cultural com apresentações ao vivo, atividades infantis, lançamentos exclusivos e encontros para autógrafos. Esta atividade realiza-se no Centro Cultural Estação Mapocho, um edifício emblemático de Santiago, durante o último trimestre do ano e ajuda a situar o Chile como cenário de grandes eventos internacionais.
A isso, se soma a já reconhecida proposta cênica de "Santiago a Mil". Um encontro teatral que acontece durante todo o mês de janeiro na capital chilena, e se estende a cidades próximas, onde espetáculos teatrais, circos e intervenções artísticas tomam conta das ruas, parques e centros de eventos, com espetáculos gratuitos e pagos.

ESPORTE
No que diz respeito ao esporte, o Chile é sede de muitos eventos esportivos internacionais. Um dos mais importante é o Ironman  de Pucón (janeiro) que reúne figuras emblemáticas deste esporte de reconhecimento mundial. O evento tem a marca de “Competição Mais Bonita do Mundo", já que acontece com o Vulcão Villarrica como pano de fundo.

Além disso, há o Ironman 70.3 de Coquimbo e  outros vários eventos para os amantes da corrida, como a Maratona Internacional de Santiago, a Maratona Rapa Nui, a Maratona Internacional de Araucanía Temuco (MITA) e o Atacama Xtreme.

Entre as centenas de eventos esportivos, destaca-se também o Atacama Crossing Chile.  Uma prova de 7 dias que percorre 250 quilômetros no meio do deserto do Atacama, levando os competidores a seguir uma rota por vales, lagoas, vulcões impressionantes e antigas estradas Inca. Uma aventura que permite não só treinar, mas também desfrutar das belezas do Chile durante o mês de outubro.

Além dessas competições, 2019 será palco de atividades esportivas de primeira linha, como a sexta edição do Campeonato Mundial de Rallys, a terceira versão da Fórmula E e a final da Copa Libertadores, oficialmente denominada Copa Conmebol Libertadores 2019, a sexagésima edição do torneio de clubes mais importante da América do Sul.

A cada ano o Chile soma novos desafios esportivos graças à diversidade de climas e paisagens de seu território, o que permite enfrentar desafios no mar, montanhas, ilhas, glaciares, deserto e Patagônia. Estas características também lhe valeram o título de Melhor Destino de Turismo de Aventura do Mundo por três anos consecutivos.

CINEMA
O cinema não poderia estar ausente e com quase um quarto de século de existência, o Festival Internacional de Cinema de Valdivia (outubro) é o principal ponto de encontro do cinema chileno e um dos eventos culturais mais importantes da América Latina.

Este encontro tem se caracterizado por estar na vanguarda, permitindo que o público e a indústria chilena sejam participantes dos novos movimentos e olhares cinematográficos. Atualmente, o Festival Internacional de Cinema de Valdivia programa mais de 200 filmes, a maioria deles estreias absolutas no Chile e na América Latina, e reúne uma cidade inteira em torno da sétima arte.

Além deste festival, uma versão do FICValdivia é realizada no verão, onde filmes premiados internacionalmente são apresentados gratuitamente.

E para coroar esta lista está o evento mais enraizado nos corações dos chilenos e conquista cada estrangeiro que visita o país, é a celebração Festas Pátrias que acontece durante o mês de setembro.

Uma mistura perfeita de gastronomia, música e jogos típicos que inundam cada canto do Chile com as cores da bandeira: branco, azul e vermelho. Orgulho nacional que dá um ar festivo ao país, que culmina com 18 de setembro, dia em que se comemora a organização do primeiro Governo do Chile e independência da coroa espanhola, e onde adultos e crianças dançam "cueca" a dança típica, içam bandeiras e celebram em família o melhor da cozinha chilena.

Siga nas redes sociais
Redação

Redação

O blog divulga lives de assuntos ligados ao conhecimento geral

Compartilhe essa notícia: