Lives do conhecimento

Jornada Científica da Embrapa começa amanhã (25)


Profissional do futuro

Profissional do futuro Foto: Divulgação

A sexta versão da Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte, que começa nesta quarta-feira 25 e vai até o dia 27 deste mês, tem 34 trabalhos inscritos, que serão apresentados por meio de vídeos, já que o evento será 100% virtual  (acesso no canal da Embrapa no YouTube e pela RNP – Rede Nacional de Pesquisa). As apresentações serão nos dias 25 e 26, começando sempre às 14 horas.

Para o concurso de fotografias foram inscritos 13 trabalhos. Seis na categoria Empregados e sete na modalidade Estudante. Os bolsistas vão responder perguntas e tirar dúvidas após cada apresentação. Os trabalhos focam o feijão-caupi, biotecnologia, milho, macroalgas, abelhas sem ferrão, galinha caipira, soja, abelhas africanizadas, fruticultura e solos.

Um time de pesquisadores tarimbados está orientando os estudantes nos trabalhos que serão apresentados. São orientadores Jorge Hashimoto, Maurisrael Rocha, Henrique Antunes, Fábia Pereira, Bruno Souza, Janaina Kimpara, Maria Teresa do Rêgo, Ana Lúcia Horta, Aderson Andrade Junior,Rosa Mota, Paulo Sarmanho,Teresa Viola, Adriana Mello, Valdemício Sousa e Lúcio Flavo Vasconcelos.

Cientista do futuro

Duas palestras na abertura e mais duas mesas redondas ao longo do evento são destaques também na VI Jornada Científica. A abertura oficial está prevista para as 9 horas. Em seguida, o violonista Dam Bezerra faz uma apresentação. Logo depois, o professor da Universidade Federal do Piauí Livio Cesar Cunha Nunes fará a primeira palestra com o tema Inovação, transferência de tecnologia e empreendedorismo: da pesquisa ao mercado. A segunda palestra será feita pelo pesquisador e diretor de Inovação do Ministério da Agricultura Cleber Soares, que falará dos Impactos da Covid-19 – desafios e perspectivas para o agro.

A programação da quinta-feira 26, a partir  às 9 horas, prevê a primeira mesa redonda com o tema "O Melhorista do Futuro". Serão três palestras: programação: Melhoramento genético animal: do Curraleiro-Pé-Duro ao Boi Tropical - Geraldo Magela Côrtes Carvalho (pesquisador da Embrapa Meio-Norte), Melhoramento genético da soja no Brasil, uma história de sucesso! – Marcos Norio Matsumoto (Brasmax) e Melhoramento Genético de Macieira da Epagri: de Santa Catarina para o mundo - pesquisador Marcos Vinícius Kvitschal (pesquisador da EPAGRI). O pesquisador Paulo Fernando Vieira será o moderador.

 A segunda mesa redonda, no último dia do evento, na sexta-feira 27, começa às 8 horas. O tema é "O perfil profissional que a agricultura brasileira procura". Duas palestras projetam o nível técnico desejado dos profissionais. Vejamos: Qual o perfil profissional que os pesquisadores devem ter? – com Bruno Brasil, chefe da Secretaria de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa; e Qual o perfil profissional que as empresas buscam? - com Jannayna Tavares, da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo da Prefeitura de Teresina (SEMDEC).

O evento termina com a apresentado da ação "Protetores de Patinhas", por ONGs que cuidam de animais, com a ativista Shayana Raianny Camelo; e a divulgação dos melhores trabalhos científicos apresentados e o resultado do concurso de fotografias.

Fonte: Fernando Sinimbu

Siga nas redes sociais
Redação

Redação

O blog divulga lives de assuntos ligados ao conhecimento geral
Próxima notícia

Dê sua opinião: