Lives do conhecimento

El Calafate: uma aventura inusitada na Patagônia argentina


Patagonia

Patagonia Foto: Divulgação

Localizado na Patagônia argentina, El Calafate é considerada a capital nacional dos glaciares. A região cheia de atrativos inusitados é ideal para amantes de aventuras e mochileiros que curtem destinos fora do comum.

El Calafate é a cidade mais próxima, cerca de 80 quilômetros ao sudoeste da província de Santa Cruz, onde está o Parque Nacional Los Glaciares, que conta com uma área de 726.927 hectares e foi criado para preservar a gigantesca quantidade de gelo continental e geleiras e a floresta Andino-Patagônico Sul. Além disso, é o maior do Sistema Nacional de Áreas Protegidas Argentinas. A atração mais procurada é o glaciar de Perito Moreno. O gigante de gelo encanta não somente pelo tamanho surpreendente, mas também por desafiar totalmente o aquecimento global. Diferente de outros glaciares que infelizmente estão degelando e desaparecendo aos poucos, Perito Moreno cresce cada vez mais, o que faz dela uma das poucas geleiras estáveis no mundo.

Existem várias atividades para fazer entorno de Perito Moreno e três formas de conhecê-lo de ângulos diferentes. A primeira é no mirante, onde as pessoas se juntam nas passarelas e tiram muitas fotos do gigante de gelo. Outra alternativa é o passeio de barco, onde o visitante pode ficar bem pertinho da geleira e vê-la de baixo para cima.

E para aqueles que querem mais aventura existe a caminhada sob o glaciar. São duas opções de passeio: o Mini Trekking, onde os visitantes podem fazer uma caminhada pela geleira por 1h30, e o Big Ice, que tem um tempo maior de duração no gelo. Todos esses passeios são oferecidos através de pacotes pela agência Brasileiros em Ushuaia.

O passeio rios de hielo é outra atração surpreendente em El Calafate. Embarque em uma aventura para descobrir outros glaciares tão incríveis quanto Perito Moreno, como Upsala, Spegazzini e Seco, o mais alto dos glaciares. Além disso, é possível aprender um pouco sobre a glaciologia local, geologia, fauna e flora em um passeio bonito e cheio de aprendizagem.

O Lago Argentino, maior do país, merece destaque especial. Sua cor azul esmeralda tem influência das geleiras derretidas, que ajudam a compor o visual magnífico. A Brasileiros em Ushuaia dispõe de passeios em catamarãs que saem de um porto privado. O roteiro segue em direção ao Glaciar Upsala, e no caminho é possível ver as belezas da Punta Avellaneda e a Boca del Diablo, parte mais estreita do lago, onde os blocos de gelo ficam acumulados.

Há ainda uma excursão com enfoque antropológico para quem curte história. O roteiro inclui passeio de 4x4 na costa do lago, com guias que explicarão a formação da paisagem da fauna e da flora da região. De lá, a próxima parada é em Acantilado Punta Bonita, melhor lugar para obter uma vista panorâmica da cidade e seu entorno.

Ainda há visita a um sítio arqueológico para conhecer pinturas rupestres nas rochas e as técnicas utilizadas para pintá-las. E para finalizar com um almoço ou jantar, saboreando a deliciosa comida patagônica em uma caverna.

Sobre a Brasileiros em Ushuaia

A agência Brasileiros em Ushuaia é a empresa especialista em roteiros pelo Fim do Mundo e pela Patagônia argentina. Além de já ter atendido ao longo de seus 5 anos de operação mais de 100 mil turistas, em sua maioria brasileiros, tem uma equipe composta de profissionais que estão aptas a atender qualquer demanda dos visitantes.

Mais Informações: www.brasileirosemushuaia.com.br

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Redação

Redação

O blog divulga lives de assuntos ligados ao conhecimento geral
Próxima notícia

Dê sua opinião: