Proa & Prosa

Atraso adianta a mortandade


imperialismo

imperialismo Foto: Divulgação

A guerra contra o coronavírus escancara mais um lance entre tantas iniquidades que atormentam a vida brasileira: guerra em que o mais perigoso aliado do inimigo é o ocupante – sabe-se lá como – da principal cadeira da Republica de 89.

Pode uma coisa dessas? Não só pode. É exatamente o que acontece à vista do mundo. Um demente cívico, politicamente irresponsável, conduzindo uma sanha de morte, atentatória contra a vida de milhões. Não são poucos os bestializados que acham tudo isso coisa de um “louco”, mas que de loucura não tem nada. Trata-se, isso sim, de um crime com enredo genocida.     

Já vi gente dizendo e muitos supõem que o Brasil “é um país sem sorte”. Tolice que só não é mais tolice porque milhões acreditam nisso e em função desse pensar conduzem a vida.

Acreditar nessa frialdade irracional e plena de insensatez faz o jogo dos reais projetos de poder dos agentes do atraso. Trata-se de puro déficit de alfabetização política e de cultura política em seu sentido genuinamente dado desde os antigos.

Aliás, até na circunspeção dos mais dedicados aos estudos aplicados sobre a história da formação brasileira, vê-se dizer que, do ponto de vista da compreensão de seu processo histórico, “o Brasil não é para iniciantes”, sugerindo-se uma certa inexplicabilidade.

Sim, não é tão fácil explicar o Brasil. Mas não há segredo nenhum para se entender a tola “falta de sorte”. Falta é educação política, a prática do ato civilizatório nas jornadas do viver. Educação essa que é muito mais do que se tem por educação escolar, que se faz por aqui, há séculos, porém sonegada a milhões de viventes.

E todo o conhecimento que se obtenha das “interpretações” do Brasil – que tem notáveis “intérpretes” desde seus começos – seja amplamente entendido e fundamente a construção do dever ser social. Construção que seja elaboração cultural-política das gerações incessantes e sabedoras de si. Sobretudo coletivamente sabedoras da força do que também é coletivamente alcançável.

Com efeito, não sendo “loucura” do apreciador da tortura a decisão de arrastar milhões ao covidil, do que se trata?

Contemplando a sociedade brasileira e o movimento que inscreve em sua construção-desconstrução-construção no tempo e está historicamente estudado, logo percebemos que a “insanidade” do agente (ir)responsável é algo bastante comum nas escolhas convenientes da “liderança” que em nome do atraso liquidará eventuais ensaios  alternativos na condução da sociedade.

Quem colocou o falsamente louco – em trama infame tão comum – à frente do governo? Quem o alçou a essa posição foi a escumalha representante dos interesses espúrios que determinam seja o Brasil uma República limitada como tal. Foi uma coligação herdeira do colonialismo escravista, que, com sua brutalidade e violência em todos os sentidos, a ferro e fogo e dólar, conservam o Brasil no colo de outras nações e se dando a torpes pilhagens.

O analfabetismo político de milhões, com traços de incrível hediondez, é uma obra quase perfeita da ‘elite do atraso’ desta banda tropical-atlântica, que nem liberal por completo – no padrão de suas metrópoles estrangeiras – jamais quis ser por inteiro.

Elite escravista ignota, esnobe em seu ódio, movida a nefando racismo, tarada por esmagar os pobres. Imagina se iria aceitar, por exemplo, jogar democraticamente, fundamentar o élan coletivo de sua existência política na igualdade e acatamento das leis que a tradição iluminista sugere.

A produção da monstruosa reiteração da iniquidade social-política do regime bolsomorista que caracteriza esta conjuntura, para alguns, estaria se esgotando. Parece. Mas não está. Coalizão neoliberal não rachou e já é mortal o ataque aos direitos sindicais-trabalhistas. Fakenews-mentira é o jeito palaciano de agir, impune.

Enfim, a institucionalidade aparentemente em corrosão congênita, qual câncer, não se acha enfraquecida quando se trata de garantir a referida pilhagem. Veja-se a Amazônia entregue ao fogo da bandidagem latifundiária. Leis? Do mais forte. Apressados dizem que haverá outro mundo nos covidescombros. Confiar neles...? Inam! 

Siga nas redes sociais
Fonseca Neto

Fonseca Neto

FONSECA NETO, professor, articulista, advogado. Maranhense por natural e piauiense por querer de legítima lei. Formação acadêmica em História, Direito e Ciências Sociais. Doutorado em Políticas Públicas. Da Academia Piauiense de Letras, na Cadeira 1. Das Academias de Passagem Franca e Pastos Bons. Do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí.
Próxima notícia

Dê sua opinião: