Meia Palavra

Meia Palavra

País quebra em 2023 se não mudar a previdência pública

Sexta - 15/02/2019 às 12:02



Foto: Facebook Rodrigo Maia expõe a minuta da reforma da Previdência
Rodrigo Maia expõe a minuta da reforma da Previdência

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu a aprovação “urgente” da reforma da Previdência. Depois de percorrer vários estados, como porta-voz da reforma proposta pelo governo Bolsonaro, Maia advertiu que o Brasil pode quebrar em 2023 se não mudar o atual regime de previdência.

“O país vai quebrar em 2023. Não só o Brasil, mas estados e municípios. Vamos voltar a moratória, hiperinflação, pouca capacidade privada e voltar ao ciclo da década de 80, ciclo bastante ruim", alertou o presidente da Câmara, ao falar com os jornalistas, depois do almoço de trabalho na tarde de quinta-feira (14), em Teresina.

Rodrigo Maia rasgou elogios ao governador Wellington Dias, que aproveitou a visita do deputado para apresentar a proposta do Piauí para a reforma previdenciária.

“Ele [Wellington Dias] conhece muito bem o tema, tem responsabilidade e equilíbrio para nos ajudar a construir um texto na Câmara. Um texto equilibrado, que respeite os mais pobres, mas que garanta o equilíbrio do sistema previdenciário”, adiantou.

Maia comentou a proposta defendida pelo governador, que tem pontos positivos e negativos. “Ouvi do governador pontos que podem contaminar e pontos que podem ajudar. Eu até pedi ao Rogério Marinho [secretário de Previdência do Ministério da Economia] que esperasse. Ele me disse que só apresentava [a minuta da reforma] na quarta. Gostaria de conversar com ele até sábado para que a gente pudesse colocar a opinião do governador do Piauí, dos deputados e dos senadores, para ter um texto que vai representando um consenso...para que a gente tenha condições de fazer um debate e uma votação de reforma da previdência sem viés ideológico, com viés racional e em cima de número para que a solução seja definitiva", explicou. “Claro que haverá um processo de transição, que finaliza com a idade de 65 anos para homens, mesma proposta do governo Temer", acrescentou Rodrigo Maia, que retornou a Brasília ainda na quinta-feira.

Siga nas redes sociais
Paulo Pincel

Paulo Pincel

Paulo Barros é formado em Comunicação Social-Jornalismo/UFPI; com Especialização em Marketing e Jornalismo Político/Instituto Camilo Filho

Compartilhe essa notícia: