Meia Palavra

Meia Palavra

Briga por cargos começa pela Secretaria das Cidades

Sexta - 22/03/2019 às 17:03



Foto: Montagem PSD e PR disputam a indicação nas Cidades
PSD e PR disputam a indicação nas Cidades

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado, deputado Francisco Limma (PT), confirmou ao portal PIAUIHOJE.COM, na manhã desta sexta-feira (22), a indicação do ex-governador Osmar Júnior para a Secretaria de Estado do Governo.

Outras secretarias também já têm os nomes definidos pelo governador Wellington Dias, que só vai anunciar o novo secretariado depois de aprovada a reforma administrativa pela Assembleia Legislativa, o que deve acontecer já na próxima semana.

Na terça-feira (26), às 9h,na sala da CCJ, uma reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça, de Administração Pública e Polícia Social e de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, vai analisar os pareceres dos relatores das mensagens da reforma. Depois de aprovadas, as matérias seguem para votação no Plenário.

Nomes

Limma é cotado para assumir a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar [que substitui a Secretaria de Desenvolvimento Rural, da qual já foi gestor]. O líder governista adiantou que a indicação do chamado “núcleo duro”, a equipe econômica do governo, será prioridade e vai aconter primeiro.

Serão mantidos os secretários de Fazenda, Rafafel Fonteles, e de Planejamento, Antonio Neto. Havia dúvida se Antonio Neto continuaria no cargo. O secretário alegou motivos pessoais para não permanecer, mas foi convencido pelo próprio Wellington Dias.

A Seplan volta a abrigar a Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro), extinta pela reforma administrativa.

Segurança

Outra certeza é a volta do deputado federal Fábio Abreu (PR) para a Secretaria de Estado da Segurança Pública. A posse dele acontece na próxima sexta-feira (29), no Palácio de Karnak. A indicação de Fábio Abreu, segundo o PR, é da cota do governador Wellington Dias. Daí, o Partido da República  reclamar a manutenção da Secretaria das Cidades, mas essa definição ainda está sendo avaliada pelo governador, que pretendia que cada partido indicasse apenas uma secretaria.

O PSD também quer a Secretaria das Cidades. O deputado Georgiano Neto quer ser o secretário.S e assumir, abre vaga na Assembleia Legislativa para o suplente Warton Lacerda (PT), marido da prefeita de Altos, Patrícia Leal. Warton obteve 23.795 votos totalizados [1,31% dos votos válidos] e é o primeiro suplente da coligação “A Vitória Com a Força do Povo”, formada pelo PT / MDB / PP / PR / PDT / PSD / PC do B / PTB / PRTB.

"O governador tem dito que  nos próximos meses não chamaria suplentes. Em política não é como matemática. Tudo depende do diálogo com os partidos. Não serão chamados muitos suplentes, serão bem menos que no passado. Isso passa pelo Estado e a necessidade de conter gastos", explicou o líder do Governo.

Março termina com o secretariado ainda indefinido. São 90 dias de gestão com “executivos” interinos, indicados pelos ex-secretários que saíram para concorrer nas eleições de outubro, comandando as pastas.

Enquanto a reforma não é aprovada, o “beijão mão” na residência oficial e no Palácio de Karnak prossegue intenso, com reuniões e mais reuniões do governador com os líderes dos partidos da base. Cada um mais guloso que o outro, reclamando a melhor e a maior parte. Nesse "banquete" de cargos, vai ficar gente com fome. 

Siga nas redes sociais
Paulo Pincel

Paulo Pincel

Paulo Barros é formado em Comunicação Social-Jornalismo/UFPI; com Especialização em Marketing e Jornalismo Político/Instituto Camilo Filho

Compartilhe essa notícia: