Olhe Direito!

Dia do advogado, momento de reflexão


Advogado

Advogado Foto: Divulgação

Celebrar o dia do advogado neste século 21 é uma chance de olhar para frente sem perder de vista tudo o que se construiu antes, já que é sobre a obra dos que nos antecedem que deve estar assentado tudo o que de melhor pretendemos construir. Nunca seremos melhores no futuro se não honrarmos o passado.

Vivemos momentos de transformação necessária, seja porque há um crescente número de novos profissionais chegando ao mercado de trabalho, seja porque o mundo se transmuta com grande rapidez, empurrado para esta nova realidade por avanços tecnológicos e pelo jeito novo com que as pessoas passam a enxergar o meio em que estão inseridas.

Neste sentido, o advogado precisar estar atento ao que ocorre em torno de si. Isso porque a legislação não é mudada com a rapidez com que se transformam usos e costumes. Com efeito, ao lançar seus olhares para além do que diz a fria letra da lei, o advogado concorre para que se estabeleçam novos paradigmas judiciais e se torna protagonista de mudanças essenciais para melhorar a vida das pessoas, reconhecer novos direitos e deveres sociais, para a promoção de mais justiça.

O contexto de transformação é algo tão amplo que abriga nele, inclusive, uma nova abordagem da atuação do advogado. Em vez de profissional liberal, é crescente a presença de advogados nas carreiras de Estado (advogados públicos, juízes, membros do Ministério Público), no terceiro setor, como consultores e assessores jurídicos de grandes corporações empresariais e, finalmente, na condição de empregados ou associados de grandes bancas.

Em um cenário como esse, o foco da ação profissional passa a ser fundamentalmente a especialização. Estudar muito, com frequência, e o domínio de novas ferramentas tecnológicas apresentam-se como obrigação do dia-a-dia, tão essenciais quanto o cumprimento dos prazos estritos da lei.

Ainda assim, nem todas as mudanças são capazes de lançar por terra princípios éticos. Estes são cláusulas pétreas de nosso mister. Nada nem qualquer mudança justificará, jamais, desvios de conduta ou a renúncia do advogado a ser herói anônimo na defesa dos interesses de seus clientes e da sociedade.

Isso porque, mesmo nestes novos e transformados tempos, o sucesso de um advogado não consiste somente em uma carreira exitosa. Tão importante quanto é sua capacidade de promover as melhores causas, que não são grandes, pequenas ou médias, mas as mais justas. Assim, ser bem sucedido mais consiste em obter respeito e admiração que as recompensas financeiras justas pelo trabalho.

Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.
Próxima notícia

Dê sua opinião: