Olhe Direito!

Olhe Direito!

Deusdedit Sousa, 100 anos de uma vida marcante

O homem a quem presto homenagem viveu possivelmente os 100 anos mais frenéticos e conturbados de toda a história humana

Alvaro Mota

Sábado - 12/02/2022 às 12:22



Foto: Divulgação Dr. Deusdedit Sousa
Dr. Deusdedit Sousa

É bastante incomum, mas igualmente uma glória, que se possa escrever uma justa homenagem a uma pessoa na passagem de 100 anos de nascimento com essa pessoa ainda lúcida, produtiva e oferecendo a nós muitas lições de vida. Por isso, sinto-me para além de honrado e contente por estar hoje me referindo ao Dr. Deusdedit Sousa, que dia 13 de fevereiro do ano corrente completará 100 anos de uma vida cheia de realizações e que segue firme entre nós, com uma vitalidade que, permitam-me uma pequena dose de indelicadeza com ele, causa-me inveja.

O homem a quem presto homenagem viveu possivelmente os 100 anos mais frenéticos e conturbados de toda a história humana, período em que o mundo assistiu a uma completa transformação, com duas guerras mundiais, a guerra fria, que separou nações em dois polos ideológicos, a corrida espacial, uma evolução tecnológica sem precedentes na História humana, revolução sexual e mudanças culturais que criaram, alteraram e sepultaram conceitos e concepções de mundo. 

Poderá parecer pouco que num mundo que tanto mudou em 100 anos, alguém que tenha vivido esse período possa não ser lembrado por algo extraordinário. Mas, esse é um conceito inadequado para definir o Dr. Deusdedit Sousa, posto que já é extraordinário que estejamos diante de alguém que com um século de vida segue lúcido, produtivo e capaz de espalhar seus saberes.

Até hoje, mantém seu escritório na Rua Álvaro Mendes, 1045, primeiro andar. Com 100 anos ainda trabalha; é lúcido, astuto e sábio – o que faz sentido porque convém lembrar que o Dr. Deusdedit é mais velho que a Ordem dos Advogados do Brasil- OAB, seccional Piauí, que ele presidiu e onde certamente exerceu com sua habitual elegância suas virtudes de pessoa conciliadora, afável, colaboradora, bom companheiro, sempre de bom humor, sendo, assim, uma referência como advogado.

Deusdedit Sousa é nascido em Amarante – talvez derivando daí sua longevidade profícua, que fez dele Contador e Advogado, tendo sido presidente da Seccional Piauiense da OAB, entre fevereiro de 1985 e janeiro de 1987, fazendo uma magnífica gestão. Na Presidência da OAB-PI, liderou ações inovadoras, como inaugurar o auditório da seccional e realizar vários eventos, dentre eles o Primeiro ENAD, em 1986, um encontro dos advogados piauienses, sendo um marco histórico na atuação da Seccional.

Pode-se dizer, assim, que estudar sempre lhe foi uma opção primeira, porque não há facilidade em se atingir dois graus de saberes tão específicos se não pelo amor aos estudos, o que fez dele um bom advogado e um bom contador – tendo mantido por anos um conhecido e respeitado escritório de Contabilidade em nossa capital.

É claro que só conseguiria esse êxito por esforço e amor aos estudos, que, acredito, começou cedo, no Ginásio Amarantino, onde estudou sob a regência de ninguém menos que o professor Odilon Nunes – cuja atuação como educador e historiador permeia a História de nosso Estado.

Em 1966, Deusdedit Sousa graduou-se na Faculdade de Direito do Piauí, em um momento especialmente difícil da vida nacional, mas que não foi obstáculo a que ele construísse uma vida pública que o levou a atuar como dirigente sindical, diretor de organizações governamentais, como o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), diretor da Agespisa, membro do Conselho Fiscal do Banco do Estado, presidente da Junta Comercial e procurador do Estado do Piauí e da Fundação Cultural do Piauí. Em meio a tudo isso, ainda encontrava tempo para se dedicar à comunidade, o que muito bem fez como dirigente do Jockey Clube do Piauí.

Casado com dona Elita Raulino, pai de três filhos - João Henrique, Jorge Sousa e Eneide Sousa – se mantém em atividade não somente como operador do Direito, mas como integrante dedicado da OAB-PI, onde é frequentador assíduo dos eventos que a instituição promove; ele sempre com muitas palavras de sabedoria para falar aos mais jovens, fazendo valer outra de suas qualidades, a de orador.

É gratificante, portanto, parabenizar esse grande cidadão piauiense pelos seus 100 anos de vida e de história. Grato, Dr. Deusdedit Sousa, por suas sabedorias ao longo de tanto tempo nas vidas dos piauienses.

Álvaro Fernando da Rocha Mota é advogado. Procurador do Estado. Ex-Presidente da OAB-PI. Mestre em Direito pela UFPE. Doutorando em Direito pela PUC-SP. Presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: