Olhe Direito!

Olhe Direito!

Consciência social

O debate acerca da escravidão, trazendo-a para perto de nós, em nossa contemporaneidade, é bastante adequado

Alvaro Mota

Quarta - 20/11/2019 às 13:07



Foto: Nova Escola Negros e Mulatos
Negros e Mulatos

A celebração do dia da consciência negra, em 20 de novembro, é uma data a mais dentre todos os dias do ano para que tenhamos um espaço de reflexão mais detido em um tema que precisa ser discutido o tempo todo: a equidade entre os brasileiros, a reparação das distâncias a nos separar em face da cor da pele, a necessidade de se avançar em ações afirmativas e em políticas públicas capazes de fazer com que o país se distancia do chamado racismo institucional.

Neste sentido é relevante citar aqui o esforço da OAB e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Piauí, que, em boa hora, resolveram promover o I Simpósio Da Escravidão à Contemporaneidade: reflexões sobre a trajetória dos negros e seus descendentes no Brasil. O evento tem o apoio do Instituto dos Advogados Piauienses e tem entre seus organizadores um estudioso dedicado da escravidão no Piauí, o professor mestre Rodrigo Caetano Silva, o presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da OAB-PI, Edílson Sepúlveda.

O debate acerca da escravidão, trazendo-a para perto de nós, em nossa contemporaneidade, é bastante adequado. As datas escolhidas para o simpósio (20 e 21 de novembro), mais ainda, porque serve para uma desnaturalização do preconceito de cor, estimula um debate acadêmico necessário sobre as razões que nos levaram à condição de um país em que não se consegue reduzir o abismo social a separar os brasileiros segundo a cor de sua pele.

A discussão sobre a escravidão deve ser estimulada ao máximo no Brasil. É fundamental que se tenha uma consciência social sobre o tema, cujo estudo deve ser cada vez mais estimulado, de modo que a imensa maioria de nós brasileiros, sobretudo os mais jovens, tomem consciência de que a institucionalização do escravismo por 300 anos no Brasil foi algo amplo demais para deixar marcas fortes em nossa cultura, que naturaliza a condição social subalterna de um gigantesco contingente populacional, sem questionar sobre o fato de que tal situação pode e deve ser considerado como algo injusto, com necessária busca da equidade social.

É realmente bom que a OAB, o Instituto de Advogados, a Universidade Federal do Piauí e outras instituições de governo e da sociedade estejam imbuídas do propósito firme de um debate sobre raízes de problemas sociais como o chamado racismo institucional. A superação de certas diferenças naturalizadas somente se poderá construir mediante a construção de uma consciência social em favor de um país justo e equânime.

Parabenizo os organizadores do evento que até quinta-feira, 21, vai discutir com estudiosos do Piauí e de outros Estados brasileiros, um tema pertinente e cada vez mais necessário em nosso dia-a-dia: a escravidão como instrumento que até hoje reverbera em um cotidiano de desigualdade social marcada na cor da pele de grande parte dos brasileiros.

Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: