Olhe Direito!

Olhe Direito!

Assis Fortes, 84 anos de boas lições de vida

Também se poderá dizer que suas ideias arquitetônicas prosperaram porque como construtor, foi o idealizador de projetos de escolas do Senai, reproduzidos em outros estados.

Alvaro Mota

Quinta - 10/02/2022 às 11:54



Foto: Divulgação Alvaro Mota e  Assis Fortes
Alvaro Mota e Assis Fortes

Há cerca de duas semanas, tivemos em minha casa uma conversa longa e boa com Seu Assis Fortes. Eu, Liana, Berilo e Carolina tivemos uma boa conversa em família, que serviu para rememorar uma trajetória de vida muito rica, porque está cheia de boas histórias, de talento artístico, de amor pelo trabalho e pelo resultado do trabalho

Assis Fortes nasceu em 7 de fevereiro de 1938. Vai fazer 84 anos. Parece adequado lembrar que o primeiro dia de fevereiro é data consagrada à profissão de publicitário, que foi mister do pai dele, Hercínio Parentes Fortes, um dos primeiros homens a fazer peças de publicidade no Piauí e do qual Assis herdou o talento para o desenho – que se não fez dele um publicitário ou arquiteto, foi capaz de lhe dar disciplina e pertinácia para sempre atuar dentro de um planejamento preciso.

É possível até dizer que a marca dele como publicitário persiste porque criou logomarcas de empresas, a começar pelas suas próprias, mas também da Pedro Machado S/A e do Iate Clube de Teresina, dentre muitas outras.

Também se poderá dizer que suas ideias arquitetônicas prosperaram porque como construtor, foi o idealizador de projetos de escolas do Senai, reproduzidos em outros estados.

Assis serviu o Exército, onde tornou maior uma de suas mais firmes características, a disciplina. No Rio de Janeiro, no começo dos anos 60, tornou-se desenhista da Petrobras, de onde saiu em uma situação de injustiça, posto que foi alvo de uma acusação infundada sobre militância política que nunca teve.

Demitido de modo injusto pela revolução de 1964, sob acusação de ter feito uma capa da Revista da Petrobas como “senha” para comunistas, com 25 anos, recém-casado, quando recebeu a notícia de que era um pai de família desempregado. Retornou ao Piauí e aqui começou uma caminhada de êxito como empreendedor, trabalhando muito, o tempo todo e com uma disposição renovada dia a após dia. Fez sucesso, naturalmente.

Sim, teve inclinações políticas, mas como se movia mais pelas convicções de que pelos interesses, nunca foi de tirar proveito disso. Mais serviu que foi servido – a ponto de atuar sucessivamente em duas campanhas eleitorais vitoriosas, a dos governadores Alberto Silva (1987-1991) e Freitas Neto (1991-1994), mas sem qualquer objetivo que não fosse o de acreditar que isso concorria para mudanças na vida administrativa do estado do Piauí. Também atuou em campanhas eleitorais municipais – muito mais pelo desejo que ajudar que pela gana de vencer.

Talento, uma quase obsessão pelo planejamento e organização, nunca tiraram dele a capacidade de enfrentar as mais variadas e difíceis situações da vida com bom humor e otimismo, sempre acreditando na vida e na possibilidade de mudar as coisas pelo trabalho. Isso leva à convicção dos que o conhecem de que ele sempre se moveu mais pelos desafios que pelos resultados financeiros.

Pessoas dessa estirpe, com o perfeccionismo como uma característica marcante, podem até não ser tão raras, mas a presença deles na vida das pessoas e de suas comunidades é realmente importante. É reconfortante que em muitos momentos tenha Assis Fortes sido inspirador de pessoas, que as tenha feito seguir em frente, crescer pessoal e profissionalmente – algo que ocorreu a muita gente amparada pela generosidade dele, que sempre foi e segue uma pessoa generosa, capaz sempre de doar-se em favor do semelhante.

Homem de dois séculos, Assis Fortes chega aos 84 anos de vida como um grande livro com muitas lições a serem apreendidas – próprias de sua experiência de vida, de suas qualidades pessoais, de suas convicções e do desmedido amor que tem pelo desafio de fazer sempre o melhor que pode ser feito.

É fundamental que se diga da importância de agradecer a Assis Fortes pelo que fez e pelos ensinamentos que tem dado e que podem ser listados como o que de mais importante ele construiu em mais de oito décadas de vida.

Álvaro Fernando da Rocha Mota é advogado. Procurador do Estado. Ex-Presidente da OAB-PI. Mestre em Direito pela UFPE. Doutorando em Direito pela PUC-SP. Presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: