Marketing News

Marketing News

Sustentabilidade é preocupação no mercado de construção civil

Prática busca oferecer qualidade de vida e reduzir impactos ambientais provocados pelos resíduos

Wagner Santos

Terça - 26/07/2022 às 16:20



Foto: Imagem: Freepik Sustentabilidade é preocupação no mercado de construção civil
Sustentabilidade é preocupação no mercado de construção civil

Construção civil é o setor que mais polui o meio ambiente no Brasil. De acordo com o Ministério das Cidades, 51% a 70% dos resíduos de canteiros de obras são descartados indevidamente e vão para as ruas. 

A prática sustentável no setor busca fazer uso consciente dos recursos naturais, além de pensar na reutilização dos materiais e no reaproveitamento dos resíduos antes do início das obras. Outro objetivo é melhorar a gestão financeira da empresa, reduzindo custos e investindo em produtos e serviços com melhor custo-benefício. Consequentemente, proporcionar uma compra e venda de imóveis mais bem-sucedida. 

Alguns exemplos de impactos ambientais causados pela construção civil incluem o desperdício de água, o aquecimento global, o aumento do consumo de energia e a poluição do solo, da água e do ar. As práticas sustentáveis nesse segmento, portanto, buscam garantir a qualidade de vida da sociedade e reduzir os impactos ambientais provocados pelos dejetos produzidos nas construções. 

A construção civil é uma aliada importante no combate ao déficit habitacional que, segundo o último levantamento da Fundação João Pinheiro, é de 5,8 milhões de moradias. Para que o setor continue a crescer sem poluir, existe a preocupação em adotar práticas sustentáveis, que criem ambientes não nocivos a partir do uso consciente de recursos naturais e empresariais. 

Práticas sustentáveis e suas vantagens

De acordo com o Relatório Brundtland, da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a construção sustentável é aquela que atende aos avanços do presente sem impactar negativamente os anseios das futuras gerações.

A sustentabilidade na construção civil tem função essencial na preservação do meio ambiente e deve usar recursos recicláveis e renováveis em seu trabalho. Quando adotadas por uma empresa, essas práticas saudáveis trazem reconhecimento a outras organizações adotantes dos mesmos hábitos, criando uma rede de sustentabilidade econômica.

Um setor voltado a ser mais sustentável também conta com vantagens como incentivos fiscais do governo concedidos às construções verdes. Quando considerada ecologicamente correta, a construtora pode contar com as linhas de créditos cedidas em âmbitos municipais, estaduais e federais e com a redução de impostos. 

Um exemplo de prática sustentável na construção civil que ajuda a reduzir a carga tributária das obras é o IPTU Verde. A medida concede desconto às construções ecoeficientes, reduzindo a conta do IPTU de 5% a 20%.

Maneiras de implementar ações sustentáveis em obras 

Para que seja possível fazer a gestão sustentável de uma obra, é fundamental que empresa e cliente estejam alinhados e empenhados em praticar um trabalho em conjunto. O planejamento deve considerar também a fase inicial, quando o projeto está sendo desenhado. 

É nessa fase, por exemplo, que se definem as cores que serão utilizadas para trazer mais luminosidade ao espaço, controlar a temperatura e reduzir a conta de luz. Devem ser avaliadas, ainda, a localização da vegetação para que se evite a degradação da natureza, além do maquinário e dos materiais que serão utilizados. 

Materiais

Uma das primeiras ações que devem ser adotadas é a compra de materiais de baixo impacto ambiental e menos tóxicos. Em alguns casos eles podem ter o custo mais alto, mas compensam em qualidade e exigem menos manutenção. 

Algumas opções são bambu para estruturas, tintas à base de água e cortiça para isolamento térmico. 

Maquinário

Para evitar a emissão de fumaça nociva ao meio ambiente, a orientação é substituir máquinas movidas a combustível fóssil por equipamentos que utilizam biocombustível ou combustíveis híbridos.  

Reutilização de água 

O consumo de água ainda é um gargalo significativo enfrentado pela construção civil quando o assunto são obras sustentáveis. Cerca de 50% da água potável destinada às áreas urbanas é utilizada para canteiros de obras, conforme o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS). 

Nesses casos, o reuso da água e a captação de chuva são maneiras de garantir economia para as construções civis. 

Gestão de resíduos

Algumas ações devem ser adotadas para reduzir a geração de lixo e contribuir para a atuação sustentável dos canteiros. Essas medidas são importantes para evitar o desperdício, que impacta não somente o volume de resíduos gerado, mas o orçamento financeiro de uma obra.

É fundamental, portanto, optar por técnicas que reduzem o gasto desnecessário, armazenar os materiais corretamente para evitar que se quebrem e qualificar as equipes em relação ao manejo e separação dos resíduos. Investir em planejamento, evitar a perda de materiais e definir o local de despejo dos resíduos conforme suas características também são condutas que devem ser colocadas em prática. 

Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: