Marketing News

Saiba como garantir a segurança e saúde de seus funcionários no trabalho

Essa é uma forma de valorizar os colaboradores, mas também de evitar prejuízos e afastamentos. Entenda e veja dicas

Wagner Santos

Quinta - 18/08/2022 às 11:50



Foto: Imagem: Freepik.com como garantir a segurança e saúde de seus funcionários no trabalho
como garantir a segurança e saúde de seus funcionários no trabalho

A legislação brasileira diz que todas as empresas são obrigadas a cumprir normas de segurança do trabalho. Muitos gestores ainda tratam essas regras como burocracia, mas a verdade é que elas são importantes, não só por apreço aos seus colaboradores, mas também para evitar perdas financeiras significativas.

Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, entre 2012 e 2020, o Brasil teve um gasto previdenciário de mais de R$100 bilhões e mais de 430 milhões de dias de expediente perdidos por conta de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.


Os dados evidenciam que garantir práticas e equipamentos de segurança não é gasto, mas investimento. As regras para prevenir acidentes de trabalho variam de acordo com os riscos ocupacionais de cada atividade, mas todas as áreas têm suas normas porque, mesmo que não pareça, não existe trabalho sem risco.


Os riscos podem ser físicos, como em locais onde o trabalhador utiliza maquinário ou precisa desempenhar atividades na altura. Também biológicos, durante o manuseio de produtos químicos diversos que incluem até materiais de limpeza ou de escritório.


A saúde mental também entra nessa conta: no mundo todo, só crescem afastamentos por transtornos mentais, como ansiedade e depressão – foram 289 mil afastamentos por essas causas em 2020. Ou seja, o bem-estar dos seus colaboradores também é saúde do trabalho.

Que normas minha empresa precisa seguir?

Dependendo da área de atuação do seu negócio ou se ele é de grande porte, é recomendado que exista um departamento com uma equipe específica para cuidar só da segurança do trabalho. Assim, passa a existir uma fiscalização interna do cumprimento das normas.


Mesmo empresas menores, devem designar alguém de confiança para estar sempre atento ao cumprimento das normas. É regra que exista sempre uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.


Quem vai cuidar disso na sua empresa deve começar mapeando os riscos daquela área de atuação. É interessante, também, que todas as empresas tenham um manual com regras de conduta e manuseio de materiais. 


Para elaborar esse material, é importante se basear no que diz a legislação para a sua área específica, mas você pode incluir alguns cuidados extras. É melhor pecar pelo excesso do que pela falta de cuidados. Se possível, também leve as considerações de seus colaboradores para criar suas regras.


O Ministério do Trabalho estabelece mais de 30 Normas Regulamentadoras (NRs), que determinam o que deve ser feito sobre a segurança em cada tipo de empresa. Essa portaria também diz quais são as penalidades previstas por lei caso alguma irregularidade seja detectada.


Os equipamentos de proteção individual (EPIs) talvez sejam a primeira coisa que vem à mente da maioria das pessoas quando o assunto é segurança do trabalho. E não é por acaso: eles fazem toda a diferença no dia a dia. Garanta que seus colaboradores os tenham gratuitamente à disposição e fiscalize o uso correto.


Outra regra importante diz respeito à análise ergonômica das condições de trabalho. O objetivo é proporcionar o máximo de conforto aos trabalhadores, bem como prevenir lesões. Mesmo num escritório, faz parte da segurança do trabalho avaliar a altura das mesas e cadeiras, por exemplo.


As condições sanitárias são outro ponto que merece destaque, independente da sua área de atuação. Em um restaurante, por exemplo, as normas de higiene são fundamentais não só para a saúde dos clientes e de seus colaboradores. Mas, em qualquer ambiente, a limpeza também é sinônimo de segurança.


Outra parte fundamental da segurança do trabalho é fazer com que os seus colaboradores entendam o quanto esse assunto é importante, afinal, para que as regras funcionem, eles precisam segui-las. Periodicamente, realize treinamentos e sempre fale disso nas reuniões.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br

Compartilhe essa notícia: