Quais são os principais fatores do posicionamento do SEO?


fatores do posicionamento do SEO

fatores do posicionamento do SEO Foto: imagem: Pexels

A internet se tornou um meio indispensável para quem quer fazer bons negócios.

Como a maior parte de nossas relações cotidianas — sociais, de trabalho, lazer e consumo — são mediadas por ela, saber como se portar nesse ambiente pode ser o que fará a diferença entre o sucesso ou fracasso de sua marca.

Um dos fatores principais é ser visto e lembrado. Pense no seu próprio comportamento na internet. Ao pesquisar algo, você acessa seu buscador preferido, procura pelo termo e, geralmente, acessa os primeiros resultados, que te levam ao que você precisa saber. 

Acontece que esse posicionamento não acontece por acaso. Existem técnicas que fazem com que determinados conteúdos se destaquem em detrimento de outros.

É para isso que existem as agências de SEO, que dominam esses procedimentos e podem te ajudar a alcançar o primeiro lugar no Google…

Mas, afinal, o que é SEO, como funciona e como utilizá-lo? A sigla se refere a Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismo/motores de busca, que visa gerar bom posicionamento de sua página dentro desses buscadores.

Para entender SEO, é preciso saber um pouco mais sobre como os buscadores trabalham com os conteúdos disponibilizados na internet. Recomendo seguir a minha categoria de SEO no Google News para ficar atualizado com o universo do SEO.

Todas as páginas que existem na rede mundial de computadores passam por robôs que vasculham as informações contidas nelas e analisam sua forma e conteúdo.

Esse processo é conhecido como crawling e seu objetivo é identificar possíveis links mal-intencionados, que levam à invasão de dispositivos, roubos de dados, golpes e outros crimes. Eles também detectam conteúdo de baixa qualidade, interface ruim, bugs e baixa usabilidade.

Em seguida, ocorre a indexação, que cataloga as páginas em uma espécie de índice que considera os critérios avaliados no crawling e os organiza. 

Por fim, a indexação leva ao ranqueamento, que é a definição da posição da página no resultado da busca. Quanto mais de acordo com os parâmetros definidos pelos pelo mecanismo de pesquisa, melhor o posicionamento.

Embora os critérios utilizados nesse processo mudem constantemente e não sejam revelados publicamente, o fato é que quanto melhor construída uma página, maiores as chances de ter um bom ranqueamento.

Descubra a seguir quais são os principais fatores de posicionamento do SEO e como utilizá-los. 

Conteúdo útil e relevante

O conteúdo apresentado no seu site deve ser relevante para que o Google o considere no momento do ranqueamento. 

Não basta escrever muito, é preciso trazer boas informações, que sejam confiáveis e estejam completas. Desse modo, além de estimular o primeiro “click”, você mantém a atenção do usuário, fazendo com que ele fique mais tempo em sua página.

O tempo que as pessoas passam em uma página é o que faz com que o buscador entenda que ali há algo que vale a pena ser considerado para os primeiros resultados.

Portanto, o texto deve ser fluído, original e único. Os parágrafos não podem ser nem muito longos, nem muito curtos e é necessário utilizar palavras-chave de tempos em tempos para que seu texto seja mais facilmente encontrado pelos usuários. 

As palavras-chave devem ter a ver com o conteúdo tratado. Por exemplo, se você for falar de um novo smartphone, além do modelo e da marca, algumas possíveis palavras-chave podem ser tecnologia, celular, lançamento, entre outras.

Fique atento: conteúdos plagiados e o uso aleatório de palavras-chave podem gerar penalização com queda de posicionamento e até mesmo banimento da página. 

Os mecanismos conseguem identificar tentativas de burlarem e manipulação, então melhor não arriscar!

Arquitetura da informação e usabilidade

De nada adianta um bom conteúdo se ele não for bem estruturado. O texto de SEO segue uma lógica, montada por tags, que podem ir de H1 a H6, partindo dos tópicos de maior para os de menor relevância.

Essa estrutura serve para ajudar o Google a entender sobre o que aquele conteúdo fala e, assim, fazer a entrega para o usuário, que também se beneficia por esse formato, que torna a leitura mais fluida, rápida e organizada.

A arquitetura da informação serve justamente para isso: ajudar você a separar seu conteúdo de forma que faça sentido não apenas para quem lerá, mas também para os robôs do Google.

Backlinks e transferência de autoridade

A autoridade de domínio é uma das métricas utilizadas pelo Google para fazer o ranqueamento e saber como utilizá-la é imprescindível. 

Quando construímos um texto para a internet, é possível utilizar hiperlinks que redirecionam usuários para sites e páginas parceiras — que podem fazer o mesmo com o seu endereço on-line. 

Em primeiro lugar, devemos ressaltar novamente que o conteúdo lincado tem que ter a ver com o que é tratado pela página em que está anexado. A ideia é que ele seja complementar e não aleatório. 

Em seguida, é importante sempre buscar relação com outros sites de grande reputação, que possam transferir ainda mais confiabilidade para seu link. 

Boa usabilidade em todos os dispositivos

Nada pior do que acessar um site difícil de usar!

Muitas vezes o caminho para acessar um conteúdo não está claro e o usuário pode se perder. Isso para não falar de links quebrados, que não levam a lugar algum, e sites que não carregam corretamente na versão para celular. 

Quando o site é ruim, os usuários rapidamente o fecham e vão procurar informações em outro lugar, o que faz com que o buscador entenda haver algo errado ali e penalize o site. 

Para evitar isso, a página precisa funcionar bem e, se tiver versão mobile, melhor ainda! Afinal, hoje em dia a maior parte dos usuários acessam sites pelo celular, e não por computadores e ter um bom desempenho faz diferença no posicionamento. 

Adote protocolos de segurança

Por último, mas não menos importante, é importante que o site siga protocolos de segurança que têm como objetivo permitir a transferência de dados entre redes de computadores, sem vazamento de informações. 

É o caso do protocolo HTTPS (hyper text transfer protocol secure). Com ele, a sessão é criptografada, ou seja, não pode ser acessada por intermediários que tentem interceptar a conexão entre o usuário e a página.

Esse critério foi estipulado pelo Google para que seus usuários tenham boas experiências on-line, seguramente e sem sustos! 

Viu só? São vários os fatores de posicionamento utilizados nas estratégias de SEO. 

Para não arriscar cometer erros que possam penalizar sua página, a dica é contar com o auxílio de empresas e profissionais especializados nessa tarefa. 

Assim, você garante os melhores resultados no ranqueamento do Google e aumenta a quantidade de acessos, que podem ser convertidos em novos clientes, aumentando os ganhos financeiros e a visibilidade de sua marca. 

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br
Próxima notícia

Dê sua opinião: