Marketing News

Quais são as aplicações dos certificados digitais para empreendedores?

Certificados digitais trazem muitas facilidades para pequenas, médias e grandes empresas. Saiba mais e veja como solicitar o seu!

Wagner Santos

Quinta - 19/05/2022 às 09:46



Foto: Imagem: Freepik Certificados digitais
Certificados digitais

É inegável o quanto a tecnologia influencia o nosso dia a dia, principalmente quando falamos do mundo digital, onde compramos, nos divertimos, trabalhamos, estudamos e nos relacionamos com outras pessoas. 

A internet tem proporcionado muita facilidade para solucionar questões burocráticas, fazendo com que possamos poupar tempo e até mesmo dinheiro. 

Por isso, cada vez mais pessoas têm optado por adquirir certificados digitais, documentos que permitem validar a identidade do usuário no mundo virtual, viabilizando operações que necessitem dessa validação e garantindo a segurança das operações. 

Com um certificado digital, é possível resolver obrigações financeiras, trabalhistas, jurídicas e fiscais, tudo isso sem precisar sair de casa ou gastar dinheiro e papel com cópias infinitas de documentos. 

Esses documentos funcionam por meio de uma chave criptografada disponibilizada apenas para seu portador, em formato de código em dispositivos como computadores ou celulares, cartões com chip ou tokens.

Por serem reconhecidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP Brasil, os certificados digitais têm a mesma validade e aplicabilidade dos documentos físicos, sendo aceitos em diversos estabelecimentos online.

Existem certificados voltados para pessoas físicas e também para jurídicas e, nesse último caso, as aplicações são ainda mais diversificadas, fazendo com que o documento seja muito útil no dia a dia. 

A seguir, veja algumas das aplicações dos certificados digitais para empreendedores e entenda porquê você deveria investir em um. 

Veja também: MEI: vale a pena ter plano de saúde PJ?

Assinatura de contratos à distância! 

O mundo virtual derrubou boa parte das barreiras físicas e geográficas para a prestação de serviços e venda de produtos.

Com a pandemia de covid-19, estar adequado a esse novo modelo de negócio se tornou ainda mais essencial para quem quer expandir negócios e aumentar os lucros. 

Assim, muitas empresas passaram a buscar clientes fora de sua cidade, estado e até mesmo país, o que demandou a adaptação do contato com os clientes, que passou a deixar de ser feito, necessariamente, de forma presencial.

Desse modo, é preciso encontrar maneiras de manter a legalidade e formalidade das transações feitas no meio virtual e, com os certificados digitais, isso é completamente possível. 

Com esse tipo de documentação, é possível assinar contratos à distância, basta utilizar programas que sejam capazes de gerar essas assinaturas utilizando o certificado digital, que pode ser do tipo A1 ou A3. 

E, mesmo no caso de clientes que estejam geograficamente próximos, utilizar uma assinatura digital poupa tempo e recursos, então a adoção dos certificados ainda é uma ótima saída.

Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas

Independentemente do ramo de atividade, estar em dia com as documentações de produtos e serviços vendidos é essencial para não ter problemas com a contabilidade e, muito menos, com o fisco. 

Por isso, seja microempreendedor individual ou uma empresa multinacional, a emissão de notas fiscais é indispensável e deve ser feita regularmente, a cada negócio fechado. 

Mais uma vez, um certificado eletrônico apropriado, do tipo NF-e, pode facilitar esse processo, permitindo até mesmo que funcionários designados possam tomar conta dessa tarefa de forma segura, sem precisarem ter acesso ao e-CNPJ da empresa. 

Serviços de contabilidade online

E, por falar em contabilidade, com um certificado digital é possível acessar aplicativos, sites e plataformas que oferecem esse tipo de serviço de forma simples, prática e acessível financeiramente, o que reduz os custos com o setor.

Além disso, diversos serviços e recursos da Receita Federal exigem o documento virtual para serem acessados, como a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, que está disponível no portal e-CAC.

Outra vantagem é que, como os certificados permitem o cumprimento de obrigações fiscais à distância, com eles é possível evitar filas de cartório e custos com reconhecimento de documentos e assinaturas, economizando assim tempo e dinheiro.

Segurança nas transações bancárias

Com tantos golpes inventados a cada dia para roubar dados e dinheiro de pessoas físicas e jurídicas, é preciso garantir a segurança nas operações bancárias para não cair em ciladas.

Um certificado digital, como o e-CNPJ, assegura o bom andamento de processos de compra e venda on-line, uma vez que protege os dados do usuário de ataques e invasões, garantindo uma navegação segura. 

Como emitir meu certificado digital?

Para obter um certificado digital, é preciso escolher uma entidade certificadora especializada e responsável, que seja reconhecida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Se você busca por certificado digital em São Caetano do Sul, Santo André, São Bernardo ou na região metropolitana de São Paulo, procure por empresas de confiança e faça sua solicitação. 

Após o primeiro contato, basta informar os dados necessários e escolher o tipo de certificado, que pode ser A1, com duração de 1 ano, ou A3, com validade de 1 a 3 anos e disponível em cartões ou tokens. 

Por fim, é só aguardar a emissão e começar a aproveitar a segurança e facilidade que os certificados digitais trarão para o dia a dia da sua empresa. 

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br

Compartilhe essa notícia: