O que são stablecoins e como funcionam


Stablecoins

Stablecoins Foto: Imagem: Freepik.com

As stablecoins são criptomoedas que tem como objetivo serem menos voláteis. Essas moedas são lastreadas a outros ativos, ainda assim, mantendo as características do mercado cripto.

Entretanto, cada stablecoin possui seus diferenciais, algumas são centralizadas, outras já são lastreadas a um ativo de reserva como o dólar americano, isso depende de cada projeto.

Saiba mais sobre essas moedas estáveis, como funcionam e quais são as principais stablecoins do mercado.

O que são stablecoins

As stablecoins são criptomoedas desenvolvidas para serem lastreadas a outros ativos, podendo ser moedas fiduciárias ou metais preciosos como ouro, prata, etc. O ativo busca paridade de 1:1, ou seja, uma criptomoeda equivale a 1 moeda fiduciária. 

Esses ativos também são conhecidos também como “moedas estáveis”, se diferenciando pelo ativo no qual está lastreado. Portanto, cada stablecoin deve haver correspondência em algum outro ativo. 

O intuito dessas moedas é trazer para o mercado cripto opções menos voláteis e proporcionar algumas vantagens, como um maior controle e estabilidade em seu valor. 

Como funcionam as stablecoins

As stablecoins podem ser lastreadas a uma moeda fiduciária ou ativo, como ouro. Existem quatro tipos de moedas estáveis, sendo elas:

  • As colateralizadas por moedas fiduciárias: que são aquelas moedas estáveis de proporção 1:1, com o objetivo de ser uma moeda com a quantidade equivalente a outra moeda fiat corrente de um país. Por exemplo, o euro, o dólar ou real. 
  • Podemos usar de exemplo a criptomoeda Tether USD (UDST), que é uma stablecoin lastreada ao dólar americano. Portanto, 1 USDT equivale a 1 dólar.
  • As moedas atreladas a commodities: são moedas com o lastro em materiais preciosos, como ouro ou barris de petróleo.
  • Esse tipo de stablecoin é bem mais volátil que a anterior, pois o valor está relacionado com materiais preciosos que passam por oscilações, mas não tanto quanto as criptomoedas comumente negociadas no mercado cripto.
  • Colaterizadas em criptomoedas: Já nesses casos, são as moedas lastreadas a outra criptomoeda. Um exemplo de token desse segmento é a DAI, que possui o lastro em outras stablecoins de contratos inteligentes (smart contracts).
  • E por fim, as moedas algorítmicas ou não colateralizadas: que são opções lastreadas por contratos inteligentes ou algoritmos. 
  • Com o lastro em dólar, essas moedas são as mais estáveis do mercado, pois acompanham as oscilações da moeda fiduciária. Entretanto, é importante ver suas vantagens antes de comprar

Quais são as principais stablecoins

Tether (USDT)

Uma das principais stablecoins do mercado é a Tether (UDST), lastreada  ao dólar americano. A moeda tem a proporção de taxa de conversão de 1:1, como mencionamos, 1 UDST equivale a 1 dólar. 

É uma moeda procurada para aqueles que querem entrar para o mercado cripto e não sofrer com a volatilidade das criptomoedas, além de ser uma opção para investir em dólar. A Tether é uma das maiores moedas por capitalização do mercado. 

USD Coin  (USDC)

Outro ativo pareado ao dólar com proporção 1:1  é a stablecoin USD Coin (USDC), que está entre as 10 maiores criptomoedas por capitalização de mercado, ficando atrás apenas da USDT. 

Binance USD (BUSD)

A Stablecoin foi criada pela empresa Paxos Trust Company em parceria com a Binance, uma das maiores exchanges do mercado cripto. O token também é atrelado ao dólar na proporção de 1:1.

MarkerDAO (DAI)

A criptomoeda DAI foi lançada em 2014, uma stablecoin pareada a outras criptomoedas. Para gerar o token DAI, é preciso depositar ETH em um contrato inteligente.

Como comprar stablecoins?

Para quem quer entrar nesse mercado, é importante escolher uma exchange confiável para fazer suas negociações. 

Negociar stablecoin é bem mais prático e menos burocrático, você pode comprar a moeda lastreada ao dólar sem precisar da burocracia de converter o real para dólar, podendo posteriormente usar o ativo para transferir determinada quantia para fora do país. 

Para iniciar a negociação de stablecoin, será necessário criar uma conta em uma exchange. Assim, poderá começar a transferir uma quantia em reais para comprar as stablecoins. Antes de começar, estude sobre cada ativo que queira investir, é importante saber sobre a volatilidade e sobre a criptomoeda, mesmo que queira negociar apenas com stablecoins.  


Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br
Próxima notícia

Dê sua opinião: