O que é visão computacional?


visão computacional

visão computacional Foto: Imagem: Freepik

A tecnologia nunca esteve tão presente em nosso dia a dia, e começamos a nos deparar com expressões como realidade aumentada, realidade virtual, inteligência artificial e, ultimamente, visão computacional. 

Você sabe o que significa visão computacional? Pois, é sobre isso que falaremos nesse artigo!

Então, Visão Computacional é um campo dentro da Inteligência Artificial que busca analisar,  interpretar e extrair informações relevantes de imagens e/ou vídeos para facilitar a tomada de decisões, ou mesmo, coletar dados para uma posterior aplicação. 

Através de treinamento de computadores, consegue simular a visão humana, detectando objetos, entendendo distâncias e o que há em um ambiente, ou seja, interpretando o mundo visual.

Simular ou repetir gestos humanos e, principalmente, a forma como tomamos decisões vem sendo uma busca constante da ciência, através do uso de software e hardware, isso já é possível, e recebe o nome de visão computacional.

Afinal, o que é visão computacional?

Ainda lhe parece algo confuso? Então, de uma forma mais simples e resumida, intenda a visão computacional como uma área da ciência responsável pelo desenvolvimento de técnicas e teorias para conseguir extrair informações úteis das imagens, com o simples objetivo de transmitir às máquinas informações relevantes, da maneira mais compreensível possível.

Origem da visão computacional

Se na sua cabeça visão computacional é algo relacionado á última geração, então, é preciso voltar algumas casas. Na verdade, as primeiras experiências com visão computacional datam da década de 1950.

Claro que, bem distante ainda de toda a tecnologia atual, na época usaram algumas das primeiras redes neurais para conseguir detectar os limites de um objeto e poder classificá-los, de uma maneira bem mais simples, claro, em categorias como quadrados e círculos, só 20 anos mais tarde que ocorreu o primeiro uso comercial dessa tecnologia, interpretando textos – tantos manuscritos como digitados.

Assim, conseguiu-se o reconhecimento ótico de caracteres, favorecendo bastante os deficientes visuais.

Então, já nos anos 1990, com a internet em franco crescimento, muitas imagens foram disponibilizadas na rede mundial dos computadores, ajudando a disseminar os programas de reconhecimento de objetos com visão computacional e reconhecimento facial, capazes até de reconhecer pessoas em vídeos e fotos.

Com todo esse avanço, a visão computacional não só se cresceu como se aperfeiçoou, expandindo suas aplicações para as mais diversas áreas…

As principais aplicações da visão computacional

A visão computacional está mais presente em nossa rotina do que podemos perceber, em setores como a medicina (radiografia, ultrassonografia, tomografia, entre outros); nas indústrias (veículos autônomos), entre outros.  

Confira algumas áreas onde a visão computacional é aplicada:

  • Militarismo - detecção de mísseis teleguiados ou unidades inimigas.

  • Serviços públicos - na segurança nas ruas, com câmeras espalhadas em uma determinada região para um monitoramento mais efetivo; no tráfego de veículos.

  • Segurança – com sistemas de reconhecimento fácil, podendo reconhecer rostos em locais públicos, privados e em dispositivos eletrônicos – como celulares e tablets.

  • Marketing - nas redes sociais, principalmente, nas imagens compartilhadas, no monitoramento da presença online das marcas (Image Intelligence), possibilitando captar clientes e reduzir o ciclo de vendas nas organizações.

Benefícios da visão computacional

Sem dúvida, nas indústrias, como benefício podemos destacar:

  • Controle de qualidade na produção no ramo têxtil, automobilístico ou até mesmo alimentício, obedecendo um padrão estabelecido;

  • Identificar falhas, que passariam despercebidas pelo olho humano, antecipando-se a problemas e evitando gastos; 

  • Reduzir riscos e prevendo acidentes;

  • Ter todas as informações armazenadas em nuvem; 

  • Tomada de decisão autônoma, trazendo agilidade para lojas físicas e tornando os custos de operação muito menores, com os lcintes podendo fazer suas compras sem a necessidade de passar no caixa, por exemplo.

 

E é isso, agora sabe o que é visão computacional e como essa tecnologia está presente em nosso dia a dia.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br
Próxima notícia

Dê sua opinião: