Marketing News

O que é Guest Post e como começar a criar?

Como usar as melhores estrategias de Guest post para alavancar o seu negocio online!

Wagner Santos

Segunda - 19/09/2022 às 18:17



Foto: Imagem: Freepik.com O que é Guest Post
O que é Guest Post

Você já ouviu falar em Guest Post? Na tradução, o termo significa post de convidado, ou seja, essa é uma técnica que consiste em abrir espaço em seu blog para a postagem de parceiros ou fazer um post no site de outros. 

Essa é uma ferramenta já antiga no mundo do marketing que se aplica a outras formas de post também, como, por exemplo, nas redes sociais ou realizando as famosas collabs em canais no YouTube, por exemplo. 

Dessa forma, assim como o sistema crm, o guest post pode ser uma ótima opção para negócios que almejam atingir novos públicos e sair da tão famosa bolha, que nada mais é do que aqueles clientes que já estão conquistados e fidelizados. 

Portanto, confira a seguir mais informações sobre essa estratégia, entenda as principais vantagens e veja como aplicá-la em seu negócio de forma simples para que esta possa beneficiar o seu empreendimento e somar na sua caminhada rumo ao sucesso. 

O que é um Guest Post?

Assim como já mencionado anteriormente, os guest posts nada mais são do que artigos publicados em outros sites ou conteúdos de convidados que acontecem basicamente quando uma pessoa é convidada para produzir em algum portal em que não seja o dono.

Dessa forma, um exemplo prático desse tipo de estratégia é pensar que você é dono de um blog e convida um especialista no nicho que seu blog, verificado de acordo com um sistema de crm simples, para abordar e escrever um artigo que será publicado. Isso é um guest post.

Para que serve o Guest Post?

Para começo de conversa, o guest post é considerado como uma boa alternativa para que sites e blogs continuem com uma boa frequência de publicações, além de serem posts de qualidade. 

Isso porque, a estratégia garante um material inteligente para que seu blog possa se manter ou aumentar o número de acessos. 

Além disso, a estratégia também serve para que o site consiga construir uma imagem de especialista, já que, quando você traz um especialista para publicar assuntos, mesmo que seja para produzir conteúdo para um app funil de vendas, o usuário poderá começar a enxergar seu site como confiável com informações seguras. 

Dessa forma, do outro lado da moeda, se você se encontra no papel de criador de conteúdo ou especialista sendo convidado para fazer um guest post, isso servirá para alcançar diferentes públicos e poderá se tornar alguém notório, por exemplo. 

Em suma, é possível afirmar que existem diversos benefícios em adotar essa estratégia, basta apenas analisar se esta se adequa ao seu público-alvo, questão que pode ser analisada através de um crm gratis.

Desse modo, confira a seguir os principais benefícios do guest post:

  • Divulgação maior do conteúdo gerado;

  • Melhor reconhecimento e posicionamento no mercado;

  • Indicações;

  • Relacionamento com outros blogueiros;

  • Posicionamento nos motores de busca. 

Com todos esses pontos, é possível criar uma excelente forma de conseguir tráfego orgânico através das redes sociais. 

Como começar a produzir Guest Post

Uma vez que você já tomou a decisão de realizar o guest post, para dar início a estratégia a primeira coisa que deve ser feita é o planejamento de acordo com dados do seu sistema crm de vendas que poderá conter informações importantes do seu público-alvo. 

Dessa forma, é preciso determinar o objetivo de sua estratégia. Vale lembrar que metas sempre são importantes, principalmente na hora de escolher quais os blogs certos para enviar seus posts ou qual o especialista adequado para fazer uma publicação em seu blog. 

Em geral, normalmente o guest post está associado a três principais metas de um blog ou de um criador de conteúdo que são: 

  • Estabelecer autoridade e reconhecimento no mercado;

  • Crescer a visibilidade do seu site e gerar tráfego nele;

  • Atrair links externos para o seu site.

Sendo assim, muitas vezes com apenas uma postagem, é possível conseguir os três objetivos de uma vez só, principalmente se a postagem for em um blog que tenha reconhecimento ou notoriedade no mercado. 

Vale lembrar que essa é uma das inúmeras estratégias do marketing digital. Portanto, ainda é possível integrar esse plano com outro para fazer com que seu site ou seu nome como criador de conteúdo, alcance cada vez mais gente ou para criar uma imagem de autoridade em seu nicho.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br

Compartilhe essa notícia: