Marketing News

Marketing de guerrilha: Maior alcance, custos mais baixos

O que é o Marketing de Guerrilha e como usá-los na loja online?

Wagner Santos

Quarta - 29/06/2022 às 23:11



Foto: Imagem: Pixabay.com Marketing de guerrilha
Marketing de guerrilha

“Marketing é muito caro” - é o que pensam muitas pessoas que pensam em investir no marketing online. Vivendo sob um equívoco, eles não tentam promover a empresa off-line, e existem várias possibilidades de anunciar a baixo custo e também off-line. 

O que é o Marketing de Guerrilha?

O marketing de guerrilha é o termo geral para vários tipos de táticas de marketing não convencionais e de baixo orçamento, com baixo risco e alto potencial de ganhos.

Como usá-los na loja online?

Veja também: 4 formas de aprimorar a imagem da sua empresa para o consumidor!

Sair para a rua

À primeira vista, parece que a publicidade offline, ou seja, a publicidade tradicional, é ridícula para uma loja online. Afinal, as compras são feitas pela Internet.

No entanto, não se deve esquecer que no início queremos chamar a atenção de potenciais clientes para a nossa loja. Além disso, as soluções de bloqueio de anúncios estão se tornando cada vez mais populares, de modo que alguns clientes não verão um anúncio online preparado, porque sua exibição será simplesmente bloqueada. Na vida real, não é possível (ainda) ocultar anúncios. Portanto, vale a pena aproveitar isso.

Levar alguns de seus produtos para a rua pode ser uma ótima maneira de aproximar sua empresa de clientes que talvez nunca tenham ouvido falar de você antes. Você pode comprar um pequeno estande em um festival de rua, abrir uma loja temporária... são várias opções.

A forma mais barata de marketing de rua é a distribuição de folhetos. Neste caso, tudo depende da localização. Preste atenção especial aos lugares onde as pessoas do seu grupo-alvo provavelmente estarão. Lembre-se de sempre ter no folheto uma maneira da pessoa lhe contatar. Por exemplo, se vende planos de internet, deixe bem grande um “oi fibra contato” em destaque no papel.

Mas esteja atento: Se alguém quiser distribuir panfletos promovendo sua loja de tricô em frente a um estádio de futebol, dificilmente terá muito sucesso.

Seja seu anúncio online ou offline, certifique-se de se concentrar em seus clientes em potencial, não em alcançar o maior número possível de pessoas. 

Dê alguma coisa de presente!

Parece um pouco ridículo, mas tem um potencial enorme. Lembre-se que quase ninguém conhece sua loja.

Pode combiná-lo com a ideia de marketing de rua ou estar presente em feiras, reuniões, conferências e outros eventos onde pode conhecer potenciais clientes e distribuir os seus produtos.

Essa estratégia também permite coletar feedback e sugestões diretas. Você e sua equipe verão como seus clientes reagem ao seu produto e quais perguntas eles fazem. Você pode usar as informações do cliente posteriormente na página de destino na seção de perguntas frequentes para que o cliente possa fazer um pedido com confiança.

Se o seu produto for muito caro para ser distribuído gratuitamente, também pode ser itens pequenos e úteis com seu logotipo, como canetas, chapéus, cadernos ou adesivos que seus clientes adoram. Com certeza irá ajudá-lo a divulgar o seu negócio. E é isso!

Destaque-se da concorrência!

Você oferece bicicletas em sua loja? Dê capas de assento de bicicleta com o URL da sua loja e seu logotipo nele.

  • Você vende móveis? Doe fitas métricas ou réguas!
  • Você vende capas de celular? Dê panos coloridos para limpar telefones!
  • Você vende tapetes de ioga e leggings? Que tal uns incensos relaxantes?
  • Não só os presentes funcionam offline, mas também (e talvez até melhor) online.

Parece muito bom oferecer um sorteio para atrair milhares de novas pessoas interessadas em sua loja através das mídias sociais. No entanto, como mencionamos acima, você precisa se concentrar naqueles que podem se tornar seus clientes. Então, se você já os oferece, que seja algo que interesse ao público-alvo que você deseja atingir. 

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br

Compartilhe essa notícia: