Marketing News

Desdobramentos da inflação: conheça o conceito de reduflação

Empresas têm optado pela redução de embalagens e da quantidade vendida em cada produto, mas sem alterar o preço

Wagner Santos

Sexta - 14/10/2022 às 10:11



Foto: Desdobramentos da inflação
Desdobramentos da inflação

A inflação tem sido o grande problema dos brasileiros no ano de 2022. Em maio deste ano, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou uma taxa de 11,73% em 12 meses. De maio de 2020 até maio deste ano, a inflação apontada pelo índice é de 20,27%, segundo a medição feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o momento econômico mais difícil para as famílias, reduzir o preço online nem sempre está sendo o suficiente para atrair os clientes. E, durante esse período, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) destacou o aumento de empresas que aplicam a prática conhecida como reduflação.

No texto abaixo, saiba como essa prática afeta as suas compras e porque é importante estar atento a ela.

O que é reduflação?

O termo pode não ser popular, mas essa prática provavelmente o consumidor já percebeu ao fazer as compras no supermercado. Reduflação é o nome que se dá para a diminuição das quantidades vendidas em um produto ou a redução de sua embalagem. Pode também ser referente à redução da qualidade de um produto, além da quantidade.

Contudo, o preço do item não é reduzido ou, caso seja, não é reduzido na mesma proporção que a embalagem foi diminuída. As empresas fazem isso para tentar evitar o desgaste e gerar um número menor de compra, causado pelo aumento direto dos preços.

A mudança na composição dos produtos também tem ocorrido e demanda atenção dos consumidores. Há vários fabricantes que têm reduzido o percentual de matérias-primas utilizadas em seus produtos, trocando por compostos ultraprocessados e, com isso, piorando a qualidade final. Assim, o fabricante obtém uma redução de custo de produção, mas mantendo o preço, sem repassar essa redução para o consumidor.

Isso pode ser percebido em produtos como sucos, que trocaram o percentual mínimo de fruta por néctar, e leite condensado, que também deixou de ter leite na composição. No caso do chocolate, há marcas que reduziram a quantidade necessária de cacau para produzi-los.

Há uma portaria emitida pela Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor que regulamenta as alterações na quantidade e no tamanho das embalagens. Ela define que essas mudanças devem ser informadas com destaque nos rótulos por um período de 180 dias, permitindo que o cliente possa ter consciência dessa mudança.

Contudo, há empresas que estão lançando embalagens paralelas e apostando na desatenção do consumidor para que eles não reparem nessa alteração. Assim, são colocadas no mercado duas embalagens bem parecidas, sendo que uma delas tem uma quantidade ou um tamanho um pouco menor do que o original, mas com o mesmo preço.

Economizando nas compras

Para contornar a reduflação e os preços altos, o consumidor precisa estar atento e realizar um planejamento prévio para garantir economia para o seu bolso. Uma boa dica para driblar as embalagens menores é consultar o preço por unidade de medida do produto, seja ele litro, quilo ou metro. Assim, ficará mais claro qual é o real valor do produto e se você está fazendo um bom negócio.

Ainda existem outras estratégias que devem ser adotadas. Uma infalível é fazer uma lista de compras antes de sair de casa ou comprar online. Ao anotar todos os itens que você realmente precisa, colocando os prioritários em cima, a pessoa evitará comprar além do que precisa ou itens que não são tão importantes naquele momento.

Montar essa lista também é importante para estabelecer um limite de gastos, colaborando para melhorar o controle do orçamento. Com um limite definido, o cliente pode usar uma calculadora ou aplicativos para ir somando o valor dos produtos à medida que os coloca no carrinho, verificando se os preços cobrados ainda estão dentro do teto estabelecido.

É interessante realizar as compras já sabendo o que será, de fato, consumido em casa. Assim, o indivíduo pode pensar no cardápio da semana com antecedência para comprar os ingredientes necessários para essas refeições, evitando comprar o que não precisa.

As promoções merecem atenção, mas devem ser aproveitadas com prudência. Vários supermercados oferecem promoções para seções específicas, como padaria, açougue e hortifrúti. Com base no cardápio pensado, o consumidor deve escolher aquele dia que têm os preços mais vantajosos para o que ele planeja fazer.

E é importante não se deixar levar pelas promoções, comprando mais coisas do que é realmente necessário. Além de aumentar as despesas, com essa prática ainda há o risco de a família não consumir o que foi comprado dentro do prazo de validade, desperdiçando a compra.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br

Compartilhe essa notícia: