Marketing News

Criar um Currículo Nunca Foi tão Fácil: as Melhores Dicas para 2022

As melhores estratégias para criar um currículo em poucos passos em 2022

Wagner Santos

Terça - 16/08/2022 às 12:14



Foto: Imagem: Freepik Criar um Currículo Nunca Foi tão Fácil
Criar um Currículo Nunca Foi tão Fácil

A qualidade do seu currículo pode fazer a diferença entre conseguir uma entrevista ou ser descartado para o “arquivo morto”. Ainda que não passe à etapa seguinte do processo de contratação, um bom currículo pode ser mantido para outras oportunidades de trabalho.

Para um responsável de recursos humanos que não o conheça de lado algum, você é tão bom quanto o seu currículo mostrar. Por este motivo, trate de criar um currículo apelativo e que não passe despercebido. As suas competências merecem esse investimento, portanto perceberemos do que os currículos necessitam em 2022 para não passarem despercebidos.

Atualize o design do documento!

A utilização de grafismos no seu currículo é recomendada, ainda que deva ser efetuada com parcimônia e bom gosto. A título de exemplo, deve inserir uma fotografia do seu rosto. Esta foto deve ter um aspecto profissional, pelo que for necessário, poderá remover fundo gratuitamente e assim obter uma foto mais agradável à vista.

De resto, poderá sempre utilizar um template de currículo, tendo o cuidado de não exagerar na quantidade de cores, linhas, tabelas e outros elementos gráficos que poderão prejudicar a visualização do que realmente importa: a sua experiência, a sua formação e as suas competências.

Verifique todo o conteúdo do seu currículo!

Independentemente de as suas experiências profissionais terem sido de crescimento e aprendizagem, por vezes é suficiente mencionar apenas a mais recente e aquela de que se orgulha mais.

A honestidade é determinante, pelo que deverá colocar informação que descreva com rigor a sua experiência. Por exemplo, se um dos seus trabalhos consistiu em testar aplicações, não deverá colocá-las no seu currículo como tendo realizado desenvolvimento de aplicações.

As suas conquistas acadêmicas e educativas são igualmente importantes, mas de pouco serve mencioná-las se não as puder comprovar. Certifique sempre as suas alegações, pois estas poderão ser verificadas a qualquer instante mediante a exigência de apresentação de documentação que as comprove.

A validação de todos os cursos e formações que frequentou é feita pela apresentação dos respetivos certificados. Isto aplica-se igualmente a alguma inovação que tenha criado na sua profissão - procure que esta seja certificada pelo seu superior hierárquico, pois poderá ser útil para um processo de recrutamento futuro. Tenha igualmente cuidado na escolha do vocabulário. Não utilize lugares-comuns e esqueça de mencionar que tem “espírito de equipa” e é “orientado para resultados”. Essa moda já era.

Preocupe-se ao invés em utilizar o vocabulário próprio do cargo a que concorre, para que o empregador perceba que já está familiarizado com as funções que irá desempenhar, levando assim o seu currículo ao encontro das necessidades reais da empresa. E, como é evidente, não se esqueça de conferir os erros de escrita.

Dê um toque especial à informação!

O empregador não ficará impressionado com a informação de que já está à espera. A sua instituição de ensino, a sua classificação de final de curso ou os seus contatos atualizados são dados expectáveis e que não irão surpreender quem analisa currículos diariamente.

Assim, deverá pontuar o seu currículo com passagens que mencionem as suas reais capacidades de uma forma criativa, detalhando o que o torna especial e que resultados conseguidos por si, fizeram real diferença nas funções que teve anteriormente.

Ainda que julgue que uma característica ou competência invulgar sua possa ser irrelevante para a posição a que concorre, deve fazer menção dela, pois nunca se sabe se esse detalhe pode ser determinante para a escolha recair sobre si.

Perceba a importância do seu currículo!

Embora os processos de recrutamento integrem garantidamente a angariação de currículos, sendo esta fase virtualmente obrigatória, a verdade é que a contratação pode ser decidida por outras vias que contornem completamente a análise curricular dos candidatos.

Em 2022 já vai sendo bastante normal que a procura dos candidatos mais interessantes seja feita nas redes sociais, com o LinkedIn a constituir-se como um sério recurso para procura de potencial humano.

Todavia, um bom currículo é ainda um fator determinante para as empresas de maior dimensão. A forma como o seu currículo é estruturado e o seu conteúdo é cuidado, será determinante para que um empregador decida entrevistá-lo.

Não se deixe impressionar com as facilidades de contratação nas redes sociais, pois se você almeja integrar um grande grupo empresarial, é no seu currículo que deverá apostar o seu maior investimento.

Conclusão

A dedicação que você coloca na construção, adequação e atualização do seu currículo, terá impacto direto nas suas possibilidades de conseguir uma carreira profissional ascendente e desafiante.

O acesso a uma entrevista de emprego tem quase sempre o currículo como porta de entrada. E se é verdade que é na entrevista que você mostra ser quem afirma, é no currículo que você o prova.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br

Compartilhe essa notícia: