Marketing News

Contratar Agência de Marketing Digital: benefícios e dicas

Matéria revela quais são as vantagens de contratar uma agência de marketing digital para cuidar do seu negócio em 2023!

Wagner Santos

Quinta - 10/11/2022 às 10:16



Foto: Imagem: Freepik.com Contratar Agência de Marketing Digital
Contratar Agência de Marketing Digital

O Marketing Digital está em frequente mudança e é um pré-requisito para negócios de todos os tipos, ramos e tamanhos, sendo muito difícil ter consistência e exposição sem utilizar estratégias digitais.

Nesse cenário, as agências agregam conhecimento, tecnologia e profissionais capazes de compreender as mudanças do mercado e achar os melhores caminhos para divulgar e agregar valor à marca.


Por esse motivo, é importante entender as vantagens de contratar uma agência de marketing digital.


Apenas estar na internet não é o suficiente, afinal de contas, esse é um universo extremamente competitivo e que não dá brecha para amadores. 


As empresas notaram que é preciso dar passos grandes e sólidos para crescer e se manter competitivo. É nesse momento que os gestores se esbarram com a seguinte questão: terceirizar uma agência digital ou montar uma equipe interna?


Sem dúvida, há vantagens e desvantagens em ambas as opções. Contudo, as vantagens de contratar uma agência de Marketing Digital tendem a chamar bastante atenção por vários motivos.


Nesse post, preparamos os 4 deles e seu dever na qualidade e nos resultados oferecidos ao negócio. Veja!


1. Profissionais e serviços especializados

Ter especialistas e expertise para produzir e guiar suas estratégias é uma das maiores vantagens de contratar uma agência de Marketing Digital. 


Você delega o marketing do seu negócio nas mãos de uma empresa totalmente dedicada e focada a esse trabalho. 


Em diversos empreendimentos, é bastante comum a figura do “faz tudo”, a pessoa que centraliza todos os afazeres referentes à comunicação, mas que, evidentemente, não entrega nenhuma delas com a qualidade de um grupo de profissionais formados e qualificados.

Em contrapartida, sua empresa pode contar com profissionais experientes que se dedicam completamente a essa função. São especialistas em Marketing, SEO, copywriting e diversos outros – todos à sua disposição.


Um outro benefício é que esses profissionais prestam serviços a outras empresas. Isso permite que eles tenham um ponto de vista abrangente do mercado, e conheçam estratégias relevantes e já testadas, e apresentem as melhores opções para seu negócio.


2. Crescimento escalável e coerente

Não existe um regra que determine o número certo de postagens no marketing de conteúdo ou de campanhas em uma estratégia de Outbound Marketing. 


Desconfie sempre de receitas prontas, principalmente aquelas com recomendações bastante restritas.


Um trabalho adequado de Marketing Digital exige testes, estudos e monitoramento frequentes. Apenas através de um planejamento detalhado, uma estratégia eficiente é lapidada e elaborada. 


Sem esses cuidados, estamos correndo o risco de cair em armadilhas, como por exemplo a produção de conteúdo acelerada e sem direcionamento.


A realidade é que, as grandes marcas do mercado tendem a criar bastante material, mas não é a quantidade de publicações que as torna um sucesso. 


As empresas devem organizar sua produção de conteúdo de maneira equilibrada e coerente, não abrindo mão da qualidade e sempre focada em seus objetivos principais, como geração de leads, branding ou vendas.


Naturalmente, comandar uma tarefa como essa não é simples. É preciso bastante planejamento, profissionais qualificados, disponíveis e uma atuação frequente de educação e alinhamento, de maneira que a identidade dos conteúdos e campanhas online não seja comprometida. 


Ademais, vale ressaltar a importância das ferramentas nesse modelo de gerenciamento. 


3. Acesso a práticas e tecnologias inovadoras

Se existe algo que realmente define a rotina de um profissional de Marketing Digital atualmente são, estar antenado e os softwares. 


Praticamente todas as operações realizadas nesse trabalho passam ou dependem deles. Como exemplo, podemos mencionar os CMSs, que estão por trás de blogs, os CRMs, essenciais na automação de marketing, bem como recursos para redes sociais, SEO e dentre outros.


Se você quer realizar um ótimo trabalho de divulgação ou comercialização na internet, não tenha dúvidas de que irá precisar montar seu conjunto de tecnologias de Marketing. 


Achar profissionais capacitados ou treinar colaboradores para usar tantos serviços não são um problema, mas sim, investimento aplicado.


Grande parte desses serviços são pagos, diversos deles, em dólar, o que também deve estar na previsão de gastos de uma equipe interna.


As agências, por outro lado, por atender a diversos projetos diferentes, têm acesso aos principais recursos, a inúmeras ferramentas utilizadas para o Marketing Digital, e ainda, com ferramentas exclusivas à disposição. 


Apesar de a contratação de alguns serviços seguir sendo necessária, os gastos com relação às tecnologias de análise e monitoramento, por exemplo, tendem a ser reduzidos aos seus clientes.


4. Gestão de orçamento eficaz

Outro benefício de uma agência de Marketing Digital – e que a torna um real divisor de águas quanto às práticas tradicionais – é a sua grande capacidade de mensuração de resultados. 


Podemos ter controle de praticamente tudo na internet, fiscalizar o comportamento da audiência, bem como fazer testes, com intuito de conseguir o máximo de conversão em cada conteúdo ou campanha. 


Essa extensa disponibilidade de dados, no entanto, pode com facilidade confundir gestores e profissionais pouco acostumados. 

A qualidade e a experiência de um analista também é fundamental para identificar o que é realmente importante nesse grande mar de informações que a tecnologia nos disponibiliza. 

E você, o que prefere: contratar uma agência digital ou montar seu próprio time de marketing? Deixe seu comentário ou compartilhe este artigo com outros profissionais!


Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br

Compartilhe essa notícia: