Como um nutricionista pode atuar no marketing?


Como um nutricionista pode atuar no marketing?

Como um nutricionista pode atuar no marketing? Foto: Imagem: Freepik

Hoje, você não precisa ser um profissional de marketing para atuar no marketing. Até uns 5 anos era bem provável que tivesse muita dificuldade em encontrar métodos efetivos de divulgação, no entanto, agora eu posso afirmar que as coisas mudaram drasticamente e positivamente. 

O que nos leva a grande e importante questão: como um nutricionista pode atuar no marketing? 

Além dessa área ter se tornado a queridinha de vários profissionais, ela também começou a apresentar preços interessantes. 

Em outras palavras, fazer uma campanha de marketing, sobretudo o digital, não acabará com seu bolso, um ótimo produto para começar é o bold barra de proteína.

Meu objetivo aqui não é ditar uma estratégia para você, mas mostrar que existem formas válidas de trabalhar com o marketing sendo nutricionista. Mas como? Por onde começar? Continue a leitura para entender mais!

O nutricionista pode atuar no marketing!

Comece por aqui! Esqueça todas as outras questões. Atualmente, muitos profissionais da área podem ser médicos, cozinheiros, empresários… 

A partir do momento em que se descobre o básico sobre a área, fica muito mais fácil estabelecer como começar em qualquer segmento que se deseja.

Aqui passaremos algumas dicas importantes para você conseguir atuar no marketing. Sabendo disso, o sucesso dependerá apenas da aplicação estratégica. Isso, você mesmo terá que fazer.

Naturalmente, esse texto será dividido em tópicos, como uma espécie de tutorial sobre os pontos mais importantes.

Sabia que a cerveja low carb está ganhando espaço nesse mercado? Então, mais uma dica para o nutricionista que deseja atuar no marketing.

O que está em alta

Você, como profissional, deve entender o que está em alta na sua área! Isso é fundamental para o nosso desenvolvimento na web e até fora dela. Quais são os assuntos que estão no “top 10” no mundo da nutrição? 

Não é tão complicado, por exemplo, pensar no mercado fitness. Calma aí! Não estou dizendo para basear seu marketing por inteiro nessa área, porém, ela pode ser uma boa maneira de começar. Além disso, há muito assunto dentro desse tema. 

É claro, sempre escolha aquilo que foi próximo de você, que você tenha, sobretudo, autoridade para falar. Dessa forma, sabendo que está em alta, é mais fácil criar uma estratégia.

Agora, escolha onde começar

A verdade é que na maioria das vezes a melhor porta de entrada para o marketing na web são as redes sociais. 

Um nutricionista pode se agradar mais do Instagram, até porque é a rede com maior facilidade para gerar conteúdo de imagens. O engajamento, por sua vez, é muito maior.

E falando em engajamento, você precisa planejar sua vida na web, sobretudo nas mídias. Para ter um bom engajamento é importante mensurar resultados sempre que possível. A partir disso, você já terá uma ferramenta poderosa e extremamente estratégica.

Sempre é importante falar de estratégia porque estando em uma rede social tão famosa, a concorrência é grande e você precisa se destacar. 

Para ajudar, crie também um blog. Tenha periodicidade em suas postagens, se informe cada vez mais e traga conteúdos interessantes. E claro, tenha um diferencial!

Que diferencial devo ter?

O seu diferencial apenas você poderá destacar. O que podemos fazer aqui é oferecer algumas situações. Com base nelas poderá escolher como prosseguir, mas é importante saber lidar com sua personalidade.

E falando em personalidade, o primeiro diferencial é esse. Seja na forma como você cria um conteúdo ou na maneira como se comunica, ter personalidade é fundamental. 

Não é para todos, é claro. A maior vantagem que terá com isso é uma divulgação mais efetiva.

Outro ponto que pode se tornar interessante é a sua apresentação. Como você se coloca no seu nicho. A maioria das pessoas acaba se identificando mais com perfis que passaram pelo mesmo processo que elas. É mais chamativo, ao menos, no começo.

No entanto, essa vantagem pode se prolongar sim! 

Lidando com a competição

Quer trabalhar bem seu marketing, tire a concorrência de perto. Há muitas maneiras de fazer isso, uma delas é se tornando aliada da mesma. Afinal de contas, duas cabeças pensam melhor que uma, certo?

Nem sempre isso é possível, sendo assim, procurar oferecer produtos diferentes é fundamental. 

Caso você faça uma propaganda para certo produto que as duas marcas possuem, pode acabar ajudando seu concorrente. Você pode mudar isso facilmente criando tabelas para mensurar resultados.

Já na criação de conteúdo de divulgação, que deve ser seu foco, o principal é mostrar resultados e transparência para seus clientes, aí não há concorrente que aguente. 

Conclusão

Pronto, um profissional de nutrição pode sim atuar no marketing! Aliás, atualmente, não há área que não tenha seu destaque em redes sociais e blogs. 

Não existe uma jogada “mais correta”, porém, lembre-se que é seu começo e tente se aprimorar sempre.

Se achar justo, contrate algum profissional da área para lhe ajudar. No entanto, principalmente no começo, é bem provável que você consiga lidar bem com tudo. Assim sendo, você já sabe o suficiente pelo que foi dito aqui!

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br
Próxima notícia

Dê sua opinião: