Como escolher um quadro de distribuição?


Como escolher um quadro de distribuição

Como escolher um quadro de distribuição Foto: Imagem: Freepik.com

Quer saber como escolher um quadro de distribuição? Antes de tudo, durante o processo de construção de uma edificação, tanto residencial ou com qualquer outra finalidade, o quadro de energia é essencial.

Sendo assim, escolher bem o quadro de energia diminui os custos a longo prazo com manutenção e reparos. Bem como consegue prevenir curtos-circuitos e incêndios.

Além disso, a principal observação no momento da escolha de um quadro de distribuição de energia é se ele se enquadra nas normas técnicas.

Dessa maneira, é aconselhado sempre contratar profissionais qualificados para fazer a instalação de quadros de energia logo no início da obra. Assim, dá para evitar quebrar paredes desnecessariamente.

Então, continue a leitura para saber como escolher um quadro de distribuição.

Afinal, o que é um quadro de distribuição?

Primeiramente, quadros de distribuição são equipamentos que possuem uma ou mais fontes e distribuem energia elétrica para um ou mais circuitos de uma edificação. Bem como também uma proteção através de disjuntores contra sobrecargas e curtos.

Portanto, os quadros de distribuição de baixa tensão são instalados em uma construção em diversos níveis:

  • Primeiro nível é o quadro de distribuição geral (QGBTs), recebendo a energia elétrica direto do transformador.

  • Já o segundo nível é o quadro de distribuição principal da edificação, por exemplo, um prédio.

  • Por fim, o terceiro nível é o quadro elétrico que, em um prédio de apartamentos, está inserido dentro destes e distribui a energia para as luminárias, tomadas e outros cômodos.

Basicamente, esses três tipos são quadros de energia, porém com configurações e finalidades diversas.

Sendo assim, o quadro de distribuição recebe a energia distribuída pela edificação direto da concessionária energética e então distribui para um quadro principal. No que lhe concerne, esse distribui para o quadro terminal.

Por fim, o quadro terminal é aquele que normalmente encontramos dentro de nossas casas e apartamentos com conexões e disjuntores. Ou seja, alimenta o restante da construção.

Em casos de edificações mais simples, por exemplo, pequenas casas pequenas, é somente um “quadro geral” externo e mais um interno.

Além disso, os quadros devem seguir as normas das NBR IEC 60439-1/60439-3, NBR IEC 60050 e NBR 5410 (que regulariza as instalações elétricas de baixa tensão) e a NR-10 (para manter a segurança).

Dicas de como escolher um quadro de distribuição

Definitivamente, a escolha do quadro de energia precisa ser realizada ainda no início do projeto, considerando o tipo da edificação.

Por exemplo, se vai ser um prédio industrial, residência, um prédio com apartamentos ou então um prédio comercial.

Dessa maneira, dá para definir o tipo de circuito na entrada principal, sendo monofásico, bifásico ou trifásico. Isso porque cada um destes tipos de circuitos irá influenciar na escolha do quadro de distribuição.

Uma vez que há várias marcas no mercado e muitos tamanhos. Sendo que os mais recomendados são aqueles fabricados em aço inox, pois apresentam maior durabilidade e proteção.

Assim, é preciso considerar todos os circuitos, terminais e aparelhos usados no local. Isso significa que calcula-se amperagens, voltagens e também a quantidade de disjuntores que vão ser usados.

Após definir a quantidade de disjuntores, o próximo passo é determinar o tipo de quadro e o tamanho. Além disso, tenha em mente que os quadros de distribuição precisam ser instalados em locais de fácil acesso e sinalizados sobre seu perigo.

Mais um cuidado que é preciso ter com os quadros, é de instalá-los distante de tubulações de água.

No entanto, saber sobre quadros de energia, tipos, tamanhos, instalação e seus cuidados ajuda na elaboração e também na escolha ideal.

Outro fator que você precisa considerar, é a complexidade da instalação. Bem como a importância das atividades realizadas no local e severidade de todas as intempéries externas.

Sendo assim, quando for escolher o tamanho do quadro de energia, depois das considerações e a quantidade de disjuntores e componentes do quadro, é recomendado reservar um espaço para possíveis ampliações futuras. De acordo com o que é especificado pela NBR 5410.

Itens comuns em quadros de distribuição

Você pode comprar quadros de luz pela internet em diversas lojas virtuais. Porém, é preciso estar atento aos itens comumente usados nos quadros de distribuição de energia.

Confira:

  • Disjuntor Geral

  • Barramento de interligação de fases

  • Disjuntores dos circuitos terminais

  • Barramento do neutro

  • Barramento de proteção

Dessa maneira, uma dica para se ter uma economia nos condutores é colocar os quadros de distribuição de energia bem nos centros de potência.

Entretanto, em condomínios há algumas particularidades nos cuidados necessários com os quadros de distribuição.

Por isso, o projeto precisa prever tantos quadros quantos forem os sistemas de utilidade deste edifício específico.

Por exemplo, o quadro terminal do térreo para tomadas e luminárias, quadro terminal do subsolo para tomadas e também luminárias, além do quadro terminal da piscina e quadras poliesportivas.

Então, o que achou sobre como escolher um quadro de distribuição? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br
Próxima notícia

Dê sua opinião: