Como escolher um contador para o seu negócio?


como encontrar um contato

como encontrar um contato Foto: Imagem: Pixabay

O contador é uma pessoa que possui um diploma em Ciências Contábeis e está apto a trabalhar em áreas que envolvam o financeiro, atuarial, econômico e patrimonial de um negócio. 

Dessa forma, a área de atuação de um profissional contador é bem ampla, podendo trabalhar com gerenciamento de empresas, mercado de seguros, entre outros. 

E é fundamental que esse profissional esteja credenciado no Conselho Regional de Contabilidade, o CRC. 

Por isso, se você está abrindo uma empresa, ampliando o seu empreendimento ou visando aumentar seus lucros, contratar um contador profissional pode ser a solução. 

No entanto, na hora de escolher o profissional adequado para o seu negócio, algumas características podem ser necessárias. Para te ajudar, nesse conteúdo, buscaremos elencar dicas para escolher um contador para o seu negócio. Aproveite e boa leitura!

Leia também: Conquiste o sucesso da sua empresa através do marketing digital.

Quais as funções de um contador?

Como sinalizamos acima, um contador pode realizar diversas tarefas dentro de uma empresa, tais como:

Abertura da empresa

Ao abrir a sua empresa é importante você conversar com um contador, pois ele irá auxiliar na elaboração do plano de negócios, definindo como irá se obter o lucro e o público-alvo, por exemplo. 


Além disso, o contador irá realizar os trâmites necessários para a abertura do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o CNPJ, e realizará o planejamento tributário que se encaixe com a empresa e esteja na lei.

Funções contábeis

Outra função dos contadores são as contábeis, isto é, realizar relatórios mensais, trimestrais ou anuais sobre os ganhos e gastos, e realizar demonstrações e balanços de como anda o negócio. Dessa forma, o dono da empresa consegue prever se será necessário corte de gastos ou se é possível uma expansão.

Fiscais

A função fiscal de um contador é planejar e pagar os impostos necessários para que a empresa continue em funcionamento. Caso a empresa não pague em dias seus impostos, ela poderá ser multada, gerando mais gastos. 

Trabalhistas

Se a sua empresa conta com funcionários é necessário ter um contador voltado para a parte trabalhista. Dessa forma, ele será responsável pela folha de pagamento e pelo pró-labore, ou seja, a remuneração dos colaboradores. 

Comerciais

O contador ao realizar a função comercial fica encarregado da emissão das notas fiscais das vendas, prestações de serviço e outras operações de entrada e saída de dinheiro, e com a automatização desse serviço por plataformas digitais. 

Importância de contratar um contador.

Como dito antes, um contador pode exercer diversas funções dentro de uma empresa, auxiliando em várias áreas e de diversas formas. 


Muitas pessoas se perguntam se há mesmo a necessidade de contratar um contador, pois estão buscando cortar custos e assim aumentar seus lucros. O contador deve ser visto como um investimento, porque ele será o responsável por:


  • Cuidar do sistema tributário da empresa, evitando multas;

  • Auxiliar na tomada de decisões estratégicas, como contratações e demissões conforme o balanço financeiro;

  • Afirmar se há ou não viabilidade econômica de realizar projetos;

  • Fazer um balanço da empresa, avaliando a rentabilidade;

  • Emitir notas;

  • Automatizar os pagamentos das guias de impostos;

  • Realizar assessoria trabalhista;

  • Realizar a gerenciamento financeira da empresa;

  • Entregar as Obrigações Acessórias;

  • Caso o negócio não vá bem-fazer o encerramento da empresa;

  • Planejar e realizar relatórios de faturamento.

Como escolher um bom contador?

Agora que você já sabe a importância de um contador para o seu negócio, é preciso escolher um bom profissional para ficar encarregado da parte financeira da sua empresa. 


Abaixo você confere algumas dicas para escolher o contador ideal para o seu negócio.

Definir os serviços a serem prestados.

É importante analisar também quais os serviços a serem prestados pelo contador, entendendo se ele ficará na parte tributária, de balanço de faturamento, emissão de notas ou outras funções. Nessa parte você também consegue ter uma noção do quanto de serviço há para ser feito mensalmente. 

Análise se é melhor escolher um contador interno ou externo.

Antes de sair em busca do profissional ideal, é importante definir se você prefere alguém exclusivo, que trabalhará para a sua empresa, ou se será alguém terceirizado.  


Para tomar essa decisão você pode analisar a quantidade e complexidade de demanda que esse profissional teria. 


Se a carga for grande e prolongada ao longo dos dias, talvez seja mais benéfico contratar alguém fixo. Caso sua empresa seja de pequeno porte, e com demandas mais espaçadas, o ideal seja alguém externo.

Procure referências com conhecidos

Uma das melhores formas de garantir que você contratará um serviço de qualidade é pedindo indicação para amigos ou conhecidos. 


Dessa forma, o profissional escolhido já tem uma reputação sólida no mercado, conhecido pelas suas qualidades.

Pesquise sobre o seu contador.

Após decidir se você prefere um profissional interno ou externo está na hora de ir em busca de candidatos. 


Nessa etapa é importante analisar algumas características antes de contratar, pois, como comentamos acima, os contadores podem atuar em diversas áreas. Entre as dúvidas que você deve saciar, estão:


  • Ele conseguirá sanar as dúvidas que tenho em relação ao financeiro?

  • Essa pessoa tem o conhecimento e a experiência na área que atuo?

  • Esse contador presta o serviço que estou buscando? 

  • Ele é licenciado pelo CRC?

  • Ele possui a Carteira de Identidade do Profissional da Contabilidade?

Relação com a tecnologia

Além dos pontos mencionados acima, um bom contador deve ter uma relação próxima com a tecnologia, pois ela é aplicada em vários processos e rotinas do dia a dia da contabilidade. 


Um exemplo disso é a emissão automática de nota fiscal, que automatiza o fluxo das notas fiscais e diminui o serviço manual e o tempo gasto com essa função. 


Além disso, o conhecimento na internet e nos sistemas mais tecnológicos proporciona:


  • O envio de documentos fiscais de maneira mais prática;

  • Uma comunicação mais assertiva através da web chamadas ou mensagens em aplicativos;

  • O acesso aos dados de maneira mais fácil. 

Conhecimento em sistema de gerenciamento.

Outro ponto que deve ser analisado na hora da contratação de um contador para sua empresa é se ele utiliza um sistema de gerenciamento. 


Já que, é importante que ele faça uso dessa ferramenta, pois ela auxilia no controle das informações, centralizando tudo num único lugar, além de ter funcionalidades para permitir um melhor atendimento. 

Faça uma comparação de preços e serviços.

Após analisar o perfil de contador que você precisa, você provavelmente já tem uma lista de nomes de possíveis profissionais e você pode comparar o que cada um oferece e cobra, analisando o custo-benefício de cada um. 


É importante nesta etapa realizar um balanço financeiro prévio do seu negócio, para entender o quanto pode investir mensalmente com esse serviço. 

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de ler no nosso site e compartilhar com pessoas que tenham interesse no assunto!

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br
Próxima notícia

Dê sua opinião: